A cotação dos preços é feita pela Central de Abastecimento de cuiabá (Ceasa) e atualizada toda segunda-feira, com valores mínimo, mais comum e máximo de mais de 60 produtos.
O boletim fica disponível para download no site da Seaf e pode ser acessado na página principal, na área de serviços, ou diretamente por este link. Depois é só clicar no documento, para baixar o arquivo. O procedimento é simples e pode ser feito até mesmo pelo celular.
O secretário adjunto de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, George Luiz de Lima, explica que a cotação é uma importante ferramenta para os produtores usarem para comercializar, pois, por meio dela, além de ter informações atualizadas sobre os preços de mercado, também é possível acompanhar as séries históricas.
“A produção na agricultura está sujeita a diversos fatores externos que podem impactar diretamente na hora da venda. Com a cotação em mãos, ele pode avaliar o melhor preço de venda ou compra dos produtos, desenvolver estratégias e, assim, continuar empreendendo de forma sustentável”, explica o secretário adjunto.
O Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort) foi instituído pelo Governo Federal em 2005. A plataforma reúne dados sobre a comercialização de produtos hortigranjeiros nas principais Centrais de Abastecimento do país.
A cotação de preços de todo o Brasil está disponível no site da Conab. A Seaf apoia o programa com a consolidação e distribuição das cotações para os empreendedores rurais de menor escala.
Fonte: leiagora