O rebanho bovino no Nordeste brasileiro cresceu 30% nos últimos cinco anos, alcançando a marca de 28,482 milhões de animais, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa evolução superou o plantel do Sul do país e é atribuída aos investimentos dos produtores na melhoria genética dos animais voltados para a produção de carne, resultando em um aumento substancial na produção.
Conforme o IBGE, no segundo trimestre de 2024, a região Nordeste abateu 808.510 bovinos, um aumento de 13,52% em comparação aos 712.205 animais abatidos no mesmo período de 2018. A produção de carne também teve um crescimento expressivo, com o peso das carcaças passando de 170,3 mil toneladas para 253,8 mil toneladas, o que representa um aumento de 48%.
Matheus Ladeia, ceo da erural, destaca que esse ganho de produtividade é resultado direto dos investimentos em melhoramento do rebanho. “Ao investir em genética, seleção de animais e reprodução assistida, é possível aprimorar o desempenho no ganho de peso, reduzir o tempo de produção e oferecer carne de qualidade superior. O Nordeste está passando por uma transformação em seu perfil produtivo, intensificando a pecuária de corte com foco no mercado de carnes”, afirma Ladeia.
Rodrigo Brüner, pecuarista da Tulipa Agropecuária, explica que, há quase três décadas, o grupo investe em melhoramento genético com ênfase no desempenho dos animais. Além da seleção rigorosa, a busca por parcerias para a realização de pesquisas e a certificação dos resultados têm sido fundamentais. “Os investimentos resultam em animais com maior precocidade, peso ao desmame elevado, temperamento dócil e prontos para abate com no máximo 24 meses. Os resultados são visíveis tanto dentro quanto fora da porteira”, comenta Brüner.
Matheus Ladeia também ressalta que a inovação tecnológica e a internet possibilitaram que produtores de todo o país tivessem acesso a ferramentas avançadas de melhoramento genético. “Antigamente, o pecuarista precisava visitar o produtor de touros e matrizes pessoalmente. Hoje, com os leilões digitais e a comercialização online, é possível escolher, na palma da mão, o fornecedor que melhor atende às demandas de acordo com a realidade e o perfil da propriedade”, explica.
Leilão TulNordeste
A genética de ponta dos pastos do Centro-Oeste brasileiro chega à capital cearense. No próximo domingo, 13 de outubro, Fortaleza sediará o 2º leilão TulNordeste, promovido pela Tulipa Agropecuária e pela erural, maior marketplace de comercialização de animais de genética do Brasil. Serão oferecidos 40 touros P.O. (Puro de Origem), oito novilhas prenhes superprecoces, oito bezerros Nelore P.O., uma novilha especial TOP 0,5% e um touro central 50%. O evento ocorrerá presencialmente, a partir das 13h, no Divina Picanha Meireles, e também será transmitido digitalmente pela plataforma erural.net e pelo YouTube @erural_br.
Esse leilão simboliza o crescimento da pecuária de corte na região Nordeste e representa uma oportunidade valiosa para os produtores que buscam o aprimoramento de seus rebanhos por meio de tecnologia e genética avançada. Os interessados poderão adquirir exemplares de um dos principais centros produtores de animais de alta performance.
Fonte: portaldoagronegocio