Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Cenário da Soja: Estabilidade na Produção e Crescimento nas Exportações

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) divulgou as estatísticas mensais referentes ao complexo da no Brasil até agosto de . De acordo com os dados apresentados, a produção de soja em grão deve manter-se em 153 milhões de toneladas, enquanto o esmagamento é projetado para atingir 54,5 milhões de toneladas. A produção de farelo de soja segue estimada em 41,7 milhões de toneladas e a de óleo, em 11 milhões de toneladas.

Processamento Mensal

No que diz respeito ao processamento, o volume de agosto foi de 4,4 milhões de toneladas, representando uma queda de 1,6% em relação a julho de 2024 e uma diminuição de 2,1% em com agosto do ano anterior, ajustando-se pelo percentual amostral de 90,6%. No acumulado do ano, observa-se uma redução de 0,6% em relação a 2023, também levando em conta o ajuste do percentual amostral.

Exportação

O volume de exportação de soja em grão permanece em 97,8 milhões de toneladas. Em relação ao farelo de soja, houve um leve incremento de 100 mil toneladas, passando de 22 milhões para 22,1 milhões de toneladas. A comercialização internacional do óleo de soja também registrou um aumento de 150 mil toneladas, elevando-se de 1,15 milhão de toneladas para 1,3 milhão de toneladas. As provenientes das exportações dos produtos do complexo soja estão estimadas em US$ 54,1 bilhões para o ano de 2024.

Importação

Em continuidade à estratégia de suplementação do , a projeção de importação de soja em grão foi ajustada com um pequeno incremento de 70 mil toneladas, podendo atingir 1 milhão de toneladas. A importação de óleo de soja também registrou crescimento, aumentando em 100 mil toneladas e alcançando 150 mil toneladas.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.