Adeus, BYD Dolphin? Nova GAC chega ao Brasil com rival direto e um SUV
Novo lançamento da GAC promete mudar a concorrência no Brasil. A marca chinesa confirma rival do BYD Dolphin e um novo SUV para 2026.
O novo lançamento da GAC no Brasil vai mexer diretamente com o segmento dos carros elétricos e SUVs. A marca confirmou a chegada de dois novos modelos que vão mirar gigantes do mercado, incluindo um rival direto do BYD Dolphin. Acompanhe o Garagem360 e veja todos os detalhes da novidade!
Lançamento da GAC vai mesmo ameaçar o BYD Dolphin?
Tudo indica que sim. A GAC (Guangzhou Automobile Group) começou forte no país; em apenas três meses de vendas, a empresa já emplacou mais de 1.800 carros. Agora, a marca se prepara para sua primeira grande aparição pública. Ela estará no Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece em novembro.

A princípio, a grande aposta para 2026 é o hatch elétrico Aion UT. Este modelo foi claramente desenvolvido para competir frente a frente com o fenômeno de vendas BYD Dolphin. A concorrência no setor de elétricos de entrada, portanto, vai ficar muito acirrada.
Não é só elétrico: GAC GS3 mira em Creta e T-Cross
Contudo, a GAC não quer brigar apenas no segmento dos elétricos. A montadora também confirmou o SUV compacto GS3 para 2026. Este carro entra na categoria mais disputada do Brasil. Ele vai concorrer diretamente com líderes como Hyundai Creta, VW T-Cross e o novo Nissan Kicks.
Segundo informações do , o GS3 já está em fase de testes pelas ruas brasileiras. Na China, o SUV usa um motor 1.5 turbo a gasolina de 177 cv. Esse motor é potente e faz o carro ir de 0 a 100 km/h em rápidos 7,5 segundos. Para o mercado nacional, o motor deverá ser convertido para se tornar flex.
Investimento pesado e produção no Brasil
A GAC mostra planos sérios para o mercado brasileiro. Recentemente, a montadora anunciou um investimento total de R$ 5,8 bilhões no país nos próximos cinco anos. Desse valor, R$ 120 milhões serão usados apenas em pesquisa e desenvolvimento. A empresa, aliás, já firmou parcerias com universidades brasileiras.
Além disso, a GAC planeja ter produção nacional em breve. Os rumores mais fortes apontam para uma parceria com a HPE Automotores. Se isso for confirmado, os carros da GAC podem ser feitos na fábrica de Catalão (GO). Esta é a mesma planta que hoje monta veículos da Mitsubishi e Suzuki.
O que esperar da GAC no Brasil?
A estratégia da GAC é agressiva e mira vários segmentos importantes. Veja o que já sabemos sobre os planos da marca:
- Produção Nacional: Planos avançados para fabricar carros em Goiás (GO).
- Investimento Forte: R$ 5,8 bilhões confirmados para a operação brasileira.
- Foco em Elétricos: O Aion UT chega para brigar diretamente com o Dolphin.
- SUVs a Combustão: O GS3 (provavelmente flex) vai disputar o segmento mais vendido.
- Mercado em Alta: O Brasil vive um forte aumento nas vendas de carros elétricos e híbridos. Segundo a <!–>ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico)–>, o setor bate recordes seguidos.
A chegada do Aion UT e do GS3 mostra que a GAC busca um espaço relevante no mercado. A disputa entre as marcas chinesas, como GAC, BYD e GWM, só vai aumentar nos próximos anos. Isso é ótimo para o consumidor brasileiro, que ganha mais opções modernas e tecnológicas.
O que você achou dos futuros lançamentos da GAC? O Aion UT tem chance contra o Dolphin? Comente aqui!
Escrito por
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
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Fonte: garagem360