O objetivo, segundo o comandante da Guarda Municipal, Juliano Lemos, é minimizar os impactos das ocorrências, agilizar o atendimento, padronizar informações e reduzir ruídos na comunicação entre os envolvidos e os agentes públicos.
“Essa é uma facilidade implantada pela gestão da prefeita Flávia Moretti (PL), que traz benefícios diretos aos motoristas, inclusive aos que estiverem de passagem pela cidade. É uma conquista da Guarda Municipal e da população”, pontua.
Os dados demonstram adesão crescente ao sistema. Em abril, 23 dos 63 sinistros registrados foram feitos de forma online. Em maio, esse número subiu para 26, de um total de 54 ocorrências. Já na parcial de junho, dos 17 registros realizados, 10 foram via plataforma digital. Ao todo, 59 dos 134 acidentes formalizados no período – ou 44% – já foram registrados totalmente online.
O sistema, no entanto, é exclusivo para sinistros sem vítimas, sejam fatais ou não. Também não é recomendado quando houver suspeita de embriaguez ao volante ou outro tipo de crime. Nesses casos, o atendimento deve ser feito presencialmente, com acionamento imediato das autoridades competentes.
O registro digital pode ser feito por qualquer pessoa envolvida no acidente, desde que a ocorrência tenha ocorrido dentro do município de Várzea Grande.
Fonte: leiagora