está indicado a , entre elas, Melhor Roteiro Original, na qual é um dos favoritos. Assinado por e , o texto propõe uma abordagem fascinante dentro do clássico courtroom drama, o . Para isso, a dupla de roteiristas se inspirou em outros títulos do gênero a fim de dar novas camadas a ele.
Em entrevista ao Picturehouse, a diretora de Anatomie d’une Chute contou que , de , a instigou para construir Sandra () como um contraponto forte ao seu marido. Em especial, ela se sentiu inspirada pela emblemática cena de discussão entre Nicole e Charlie, os personagens de e :
“Adoro o filme, acho o papel dela bem mais frágil que o dele. A cena da discussão em Anatomia de uma Queda quase dialoga com essa cena. Pensei: ‘Vou dar a esta mulher algumas coisas para responder’”, argumentou a cineasta vencedora da Palma de Ouro.
Cena de Anatomia de Uma Queda é um contraponto direto ao monólogo de Adam Driver
Essencialmente, ambos os momentos possuem uma estrutura narrativa bem similar. A diferença entre eles está, justamente, na posição que as personagens femininas assumem na discussão. Enquanto Nicole tem apenas uma fala em que diz “Não acredito que vou te conhecer pra sempre”, de Samuel () e o tira do papel de vítima em que ele se coloca.
Em um fio do X (antigo Twitter), um perfil da rede social chegou a unir fragmentos das duas cenas com as falas de Adam Driver em História de Um Casamento e Sandra Hüller em Anatomia de Uma Queda a fim de ilustrar a resposta pretendida por Justine Triet:
Além do filme de Baumbach, Triet mencionou , de e , de , como obras de referência para Anatomia de Uma Queda.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso e seja um Adorer de Carteirinha!
Fonte: adorocinema