Trata-se de uma réplica de dinossauro do grupo saurópode, conhecidos por serem herbívoros e terem pescoços longos. O esqueleto reproduz uma espécie que viveu há 85 milhões de anos em Mato Grosso. Além do saurópode, o acervo do Museu de História Natural também inclui uma réplica do carnívoro Pycnonemosaurus nevesi, que possui 2,20 metros de altura e 7 metros de comprimento. Ambas foram criadas pelo paleoartista Carlos Scarpini, que já foi responsável pela elaboração de 11 acervos no Brasil e no exterior.
Além das réplicas de dinossauros, o Museu possui exposições permanentes de paleontologia e arqueologia, acervo indígena e peças históricas da Casa Dom Aquino. O espaço cultural é localizado em uma ampla área verde próxima ao rio Cuiabá, e oferece café, loja de artesanato e parquinho. (Com informações da assessoria do Museu)
O Museu de História Natural de Mato Grosso é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), em funcionamento sob gestão compartilhada com o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Ecoss).
Endereço: Avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), nº 2000, bairro Jardim Europa, Cuiabá/MT
Entrada: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia). Gratuito aos domingos.
Fonte: matogrossodigital