Notícias

Politec identifica 11 lotes de whisky contaminados com metanol: alerta emitido

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word3

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) emitiu um alerta na última sexta-feira (13) após a identificação de 11 lotes de whisky contaminados por metanol, substância tóxica que pode provocar intoxicação grave. Em alguns desses lotes, a concentração chegou a 35%.

Apesar de não haver novos casos confirmados em mais de 30 dias, Mato Grosso registrou seis intoxicações e quatro mortes entre novembro e dezembro de 2025, segundo dados da SES. A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) foi responsável pela análise dos produtos apreendidos, que incluem os lotes LKVV6434, LKVV0636, LKVV2865, LKVV4792, LKVV7186, LKVV3017, LKVV4083, LKVV5373, LKVW0158, LKVW0027 e LKVW1413.

O alerta ganha relevância neste período de Carnaval, quando aumenta o consumo de bebidas destiladas e drinks vendidos por ambulantes. Menandes Alves de Souza Neto, responsável técnico pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), reforça que a população deve consumir apenas produtos de estabelecimentos regulares, evitar bebidas sem rótulo ou procedência duvidosa e desconfiar de preços muito abaixo do mercado.

“Os cidadãos devem consumir bebidas alcoólicas adquiridas apenas em estabelecimentos regulares e evitar produtos de procedência duvidosa ou sem rótulo adequado. Também é preciso desconfiar de preços muito inferiores ao de mercado ou de bebidas sem identificação clara de lote e fabricante”, afirmou.

Sintomas como visão turva, dor abdominal intensa, tontura ou confusão mental após o consumo de álcool devem levar à busca imediata por atendimento médico. Para casos suspeitos, antídotos já foram distribuídos estrategicamente em unidades de saúde do Estado.

A SES orienta que os consumidores verifiquem rótulo, lote e data de fabricação das bebidas e denunciem produtos suspeitos pelo canal Fale Cidadão.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.