Turismo

Descubra os 7 melhores destinos de mergulho no Brasil: um paraíso subaquático para explorar

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word3

O calor do verão está aí, e não há época melhor para um mergulho. Mas, dependendo do local que você escolher, dá para ir além do simples refresco diante das altas temperaturas: vários destinos pelo Brasil também oferecem a oportunidade de apreciar a biodiversidade subaquática, seja com snorkel ou cilindro.

Confira alguns dos melhores destinos para mergulhar no Brasil, que merecem entrar no seu roteiro.

1. Abrolhos (BA)

abrolhos-bahia-mergulho

O arquipélago localizado a cerca de 65 km do litoral sul da Bahia foi a primeira área de todo o país a ser considerada um Parque Nacional Marinho, ainda em 1983. E não é à toa: tartarugas, peixes e uma rica biodiversidade atraída pelos corais – com destaque para os gigantescos chapeirões, formações de recifes que lembram cogumelos, podendo chegar a 50 metros de diâmetro – garantem opções para mergulhadores iniciantes ou mais experimentados. As saídas são da cidade de Caravelas.

2. Angra dos Reis (RJ)

angra-dos-reis-escuna

Há várias opções para um bom mergulho em Angra dos Reis, onde os naufrágios ao longo da costa também se converteram em um ponto de atração para a vida marinha – como é o caso do Vapor Califórnia, uma das opções mais famosas, junto à Ilha Grande. Outros locais bastante procurados incluem as águas cristalinas das Ilhas Botinas e, para os mais experientes, o mergulho na Gruta do Acaiá (que é restrito e exige acompanhamento), famosa pelo espetáculo visual único: uma fenda submarina faz com que a luz solar confira à água um aspecto fluorescente.

3. Arraial do Cabo (RJ)

mergulho-arraial-do-cabo

Conhecida como a Capital do Mergulho, Arraial do Cabo não pode ficar de fora de uma lista do tipo. É verdade que a visibilidade é melhor após o final do verão, entre março e abril, mas o ano todo oferece alternativas para os variados perfis de mergulhadores, desde aqueles que ainda estão pelo batismo até quem se vira por conta própria. Os cardumes são um dos destaques para quem busca a biodiversidade, especialmente na área da Ilha dos Porcos, mas as águas também entregam tartarugas marinhas, corais e arraias, em regiões como o Pontal do Atalaia e a Pedra Vermelha.

4. Bonito (MS)

rio-sucuri-bonito

Há muito tempo liderando as listas de melhores destinos de ecoturismo no Brasil, Bonito faz jus ao nome de tantas formas que merece, inclusive, ser o único lugar sem mar a integrar esta lista de opções imperdíveis para um mergulho. Com águas famosas pela transparência, o município tem uma série de alternativas para observar a fauna subaquática, espalhada por opções como lagoas, cavernas alagadas ou leitos fluviais muito procurados, como o rio Sucuri e o rio da Prata.

Também em Bonito dá para fazer mergulho só com snorkel ou investir em opções mais avançadas, com cilindro, no Abismo Anhumas e na Lagoa Misteriosa.

5. Fernando de Noronha (PE)

Baia dos Porcos, Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, Pernambuco

Situada a uma distância de 350 km do ponto mais próximo em linha reta na costa brasileira, Fernando de Noronha oferece uma experiência bem diferente de outros destinos litorâneos dessa lista, que ficam mais perto da linha costeira. O isolamento garante uma biodiversidade vibrante com animais mais raros de encontrar em outros lugares: além de centenas espécies de peixes, com um pouco de sorte (e o devido cuidado), quem mergulha em Noronha também pode avistar golfinhos e tubarões, bem como tartarugas marinhas.

6. Ilhabela (SP)

ilhabela-mergulho

Dotada de um litoral extenso – o perímetro do município-arquipélago ultrapassa os 130 km – Ilhabela tem uma enormidade de opções para dedicar vários dias de mergulho sem jamais se entediar. Quem gosta de naufrágios e da vida marinha que eles atraem tem uma boa opção junto ao Aymoré que, por ficar pouco profundo, também é um local bem procurado por iniciantes.

A Ilha das Cabras é outro local bacana para quem está começando, com avistamento de diferentes espécies, incluindo cavalos-marinhos. Viajantes mais experientes podem pegar um passeio de barco até o arquipélago de Alcatrazes (que pertence à vizinha São Sebastião), com acesso que que exige acompanhamento de operadores credenciados pelo ICMBio, e inclui alternativas para mergulho com cilindro.

7. Guarapari (ES)

guarapari-espirito-santo

Destino concorrido para curtir o litoral capixaba, Guarapari também é uma ótima opção para os mergulhadores, com águas claras e vários pontos de atração de uma rica biodiversidade, que se aglutina em torno de naufrágios históricos e recifes. O local mais famoso, que exige um passeio de barco para ser acessado, é a Ilha Escalvada, a cerca de 8 km da linha costeira.

O desembarque na ilha em si não costuma ser autorizado, já que o local é chave para a preservação das andorinhas-do-mar, uma espécie que tem nas ilhas do Espírito Santo sua área tradicional de reprodução, mas dá para apreciar as águas do entorno com profundidades que chegam a 24 metros nos pontos clássicos de mergulho.

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.