A Prefeitura de Cuiabá, em uma ação conjunta entre a Secretaria de Infraestrutura e a Limpurb, inicia nesta sexta-feira (13) uma grande operação de limpeza nos bairros Altos do Coxipó e Brasil 21, abrangendo também o Contorno Leste. A força-tarefa se estenderá pelo sábado (14) e segunda-feira (16), com o objetivo de erradicar “pontos viciados” de descarte de entulho e lixo doméstico que comprometem a saúde pública e a infraestrutura urbana.
Para a execução dos trabalhos, o município mobilizará uma frota pesada composta por quatro máquinas (pás carregadeiras e retroescavadeiras) e 10 caminhões. O foco é a remoção completa de restos de poda, materiais inservíveis e entulhos de construção civil. Além da estética urbana, a ação é estratégica para o período de chuvas: ao limpar essas áreas, a prefeitura evita que o lixo seja arrastado para as bocas de lobo, prevenindo alagamentos e a proliferação de animais peçonhentos e mosquitos transmissores de doenças.
A gestão municipal reforça que a limpeza pública é um esforço de duas vias. Enquanto a prefeitura intensifica o cronograma determinado pelo prefeito Abilio Brunini, a população é incentivada a utilizar o Serviço Cata-Treco, que já atendeu 70 bairros apenas no início deste ano. O serviço é a alternativa legal e gratuita para o descarte de móveis velhos e eletrodomésticos, evitando que esses materiais acabem em terrenos baldios ou margens de rodovias.
O secretário de Infraestrutura, Reginaldo Teixeira, e o diretor da Limpurb, Anderson Matos, apelam para o sentimento de pertencimento do cidadão. A orientação é clara: após a limpeza, a manutenção do espaço depende dos moradores. Além de descartar corretamente, a população deve denunciar descartes irregulares junto à Secretaria de Ordem Pública. Manter o terreno limpo após a passagem das máquinas é essencial para que os recursos públicos possam ser destinados a novas frentes de trabalho em outras regiões da capital.
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






