Notícias

Novo prazo para doação de sangue por usuários de remédios para emagrecer em MS

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word2

O Ministério da Saúde divulgou novas orientações para a doação de sangue por pessoas que fazem uso de medicamentos emagrecedores. A mudança consta em nota técnica publicada na segunda-feira (2).

De acordo com a nova diretriz, foi estabelecido um período de inaptidão temporária para doação de sangue em casos específicos envolvendo o uso desses medicamentos. Antes, o prazo era de seis meses, mas agora foi reduzido.

Pelas novas regras, o tempo de inaptidão passa a ser de 14 dias para pessoas que iniciaram recentemente o tratamento ou que precisaram aumentar a dose do medicamento.

No entanto, para pacientes que apresentam efeitos colaterais comuns associados ao uso desses remédios, como diarreia, náuseas ou vômitos, o prazo de 14 dias só começa a contar a partir do término dos sintomas.

O Ministério da Saúde destaca que as orientações valem exclusivamente para medicamentos emagrecedores regulamentados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Para medicamentos não autorizados, o prazo de inaptidão para doação de sangue permanece sendo de seis meses.

Segundo o Hemosul, a medida tem como objetivo principal proteger a saúde do doador. A instituição orienta ainda que pessoas que utilizam esses medicamentos e que anteriormente foram consideradas inaptas retornem aos hemocentros para nova avaliação.

A Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados esclarece que o uso de agonistas do receptor de GLP-1, classe que inclui parte dos medicamentos emagrecedores, configura critério de inaptidão temporária apenas quando associado a vômitos, diarreia ou sintomas de desidratação, além de situações como início recente do tratamento, aumento de dose ou compartilhamento da medicação, no caso de fármacos injetáveis.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.