Lucas do Rio Verde

Fórum do Esporte em Lucas do Rio Verde: Especialistas debatem formação esportiva

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word1

Teve início na noite desta quinta-feira (05) o 1º Fórum do Esporte de Lucas do Rio Verde. O evento reúne especialistas de destaque nacional e internacional para discutir o desenvolvimento esportivo, formação de base, saúde e inovação no treinamento. Profissionais de educação física de pelo menos 50 cidades participam do Fórum que prossegue até sábado.

Logo na primeira noite, foram programadas duas palestras. Abrindo a programação, o doutor Roberto Paes abordou o tema “Pedagogia do Esporte”. Na sequência, foi a vez do doutor Antonio Carlos Gomes ministrar a palestra “Inovação do treino esportivo em crianças e jovens”. A programação segue ao longo desta sexta-feira (6) e encerra no sábado (7), com palestra do técnico da Seleção Brasileira feminina de vôlei, José Roberto Guimarães, campeão olímpico.

Obesidade infantil: alerta

O professor Antonio Carlos Gomes destacou a relevância do debate diante do cenário atual da saúde e do esporte no país. “Nós estamos vivendo um momento muito especial. O Brasil hoje está entre os três países do mundo em obesidade infantil. Esse fórum vai discutir atividade física com crianças, infância e adolescência. É o momento ideal para começar essa discussão pelo interior do país”, afirmou.

Segundo ele, além do impacto na saúde, o país precisa ampliar a cultura esportiva prática. “Nós assistimos muito esporte, mas não praticamos. Precisamos inverter essa cultura e levar essa turma para a rua, para as praças esportivas. O esporte é uma ferramenta extraordinária na cultura, na educação, na saúde e também no espetáculo”, completou.

O palestrante Roberto Paes explicou que a abordagem da pedagogia esportiva será voltada à formação e organização do ensino do esporte. “Vamos falar sobre iniciação, especialização, organização de aulas e treinos. O esporte tem múltiplas dimensões e pode contribuir socialmente, culturalmente e também na identificação de talentos e no alto rendimento”, explicou.

Paes também elogiou a estrutura esportiva do município. “Eu vi poucas cidades com a estrutura que encontrei aqui. Espaços esportivos organizados e de qualidade mostram que a cidade tem condições de desenvolver um esporte forte e planejado”, afirmou.

Fortalecimento do esporte regional

O vereador Jackson Lopes ressaltou a importância do evento para qualificação profissional e fortalecimento do esporte regional. “Para nós de Lucas do Rio Verde é uma honra receber profissionais desse gabarito internacional. É um trabalho que começou lá atrás e agora se concretiza. Esse conhecimento vai fortalecer nossos professores e estimular o desenvolvimento do esporte na região”, disse.

Ele também destacou o impacto na formação de novos talentos. “Quando você fortalece o trabalho de base, você constrói o futuro. Quem sabe, lá na frente, possamos ter atletas olímpicos surgindo aqui da nossa base”, pontuou.

Fórum do Esporte reúne especialistas e debate formação esportiva em Lucas do Rio VerdeFórum do Esporte reúne especialistas e debate formação esportiva em Lucas do Rio Verde
Foto: Cenariomt

Desenvolvimento esportivo

A superintendente de Esporte do Estado, Gisela Sampaio, destacou o papel do evento para Mato Grosso. “Para a Secel, esse evento é muito importante. É um retrato do desenvolvimento do esporte no estado. Esperamos que seja inspiração para outros municípios, porque é isso que transforma vidas”, disse.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, André Matto, ressaltou o planejamento e a importância de trazer especialistas para o interior. “Conseguimos trazer professores que normalmente estão nos grandes centros do país. Esse conhecimento vai ajudar a transformar a realidade esportiva da nossa região”, afirmou.

Esporte e impacto social

Já o prefeito Miguel Vaz destacou o impacto social e estrutural do investimento no esporte. “Realizar o primeiro fórum do esporte é um grande orgulho. O esporte transforma vidas, gera oportunidades para crianças e jovens e também ajuda a afastar situações de vulnerabilidade”, disse.

O prefeito também ressaltou a evolução das modalidades esportivas no município. “Começamos 2021 com quatro modalidades e hoje temos 14 plenamente ativas. Isso mostra que estamos no caminho certo, planejando e investindo no esporte como política pública”, concluiu.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.