Eventos

Exposição Bio 3 na Pan-Amazônia destaca biotecnologias ancestrais – Abertura nesta sexta!

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word3
Provocando um olhar atento e desacelerado por paisagens urbanas e naturais da Pan-Amazônia, a exposição Bio 3 – Arte-educação-ambiental começa nesta sexta-feira (6), na Casa Biosfera, em Cuiabá. O evento de abertura tem início às 19h, com entrada gratuita. A visitação segue até 10 de abril, de terça a sexta-feira, das 9h às 18h e aos sábados e domingos, a partir de agendamento prévio. 


É neste dia que a artista Ruth Albernaz recebe os visitantes para apresentar o resultado da incursão realizada por La Paz, na Bolívia, que inspirou a criação de suas telas e instalações. A seu lado estão os artistas Caio Augusto Ribeiro, que participa da mostra coletiva com poemas visuais e os artistas bolivianos Marianela Tellez, com desenhos, e Mauricio Mendoza Tellez, com fotografias.
A união dos três artistas consolida intercâmbio cultural proposto pelo projeto, em que Ruth e Caio viajaram à Bolívia em dezembro, e Mauricio veio a Cuiabá para participar da exposição e realizar registros do cotidiano de Cuiabá, que também vão compor a exposição, assim como imagens de La Paz.
A artista, Caio e Mauricio compartilham com os visitantes também nesta sexta-feira, durante o “Bio escuta”, como se deu esse intercâmbio e suas percepções sobre a potência dos encontros. Eles debatem especialmente, como as biotecnologias ancestrais da Pan-Amazônia podem inspirar mudanças de comportamento necessárias frente a um contexto de emergência climática.
Ruth Albernaz, que também assina a curadoria da mostra, realça que eles estão unidos pelo bioma e, afinal, “a natureza não reconhece fronteiras políticas”. Ela explica que a exposição propõe um espaço de relação e escuta, na qual a arte, a ciência, a ancestralidade e o território, coexistem. “Diante do colapso climático contemporâneo, a Pan-Amazônia emerge como fonte de ensinamentos para a construção de modos de vida mais justos, resilientes e regenerativos. Mais do que um território, afirma-se como uma chave ética e política para re-imaginar futuros possíveis”.
A expografia da terceira edição da Bio dá continuidade à residência artística ao ativar um espaço de usos e sentidos múltiplos. A partir da ideia de casa — salvaguarda da memória —, a proposta, concebida por Ruth Albernaz e montada pelo cenógrafo Douglas Peron, afirma a Casa Biosfera como território de arte-educação-ambiental.
Ainda à ocasião da abertura da Bio 3, outros convidados especiais movimentam a agenda, como os indígenas Yualu Waura e Ahula Mehinako, que realizam performance com pintura de jenipapo e a artista Estela Ceregatti apresenta canções inspiradoras que dialogam com o contexto em que a cultura se entrelaça à defesa de pautas socioambientais.  
A Bio 3 é realizada pela Associação Aqui é Mato, com apoio da Casa Biosfera, e recebe recursos do Governo de Mato Grosso, via Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), graças à destinação de emenda pelo deputado Lúdio Cabral. Recebe ainda, apoio da Embaixada do Brasil em La Paz e Instituto Guimarães Rosa.

Inspirada pelo conceito criado pela ativista socioambiental Michèle Sato, de arte-educação-ambiental, Ruth Albernaz, junto a Caio Augusto Ribeiro, consolidam também um programa educativo voltado a alunos e professores da rede pública estadual.  Eles também compartilham com os alunos o resultado da incursão por comunidades tradicionais, encontros com lideranças indígenas e visitação a centros culturais da Bolívia.
Com apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), o projeto atende aos alunos em visitas guiadas e oficinas de papel reciclado, enquanto que o programa educativo conduzido por Caio Ribeiro e Lívia Berges foca nos educadores. Segundo Caio, “a formação os convoca a deslocar o olhar sobre a ideia de tecnologia, compreendendo-a como um conjunto de saberes antigos, cotidianos e vivos, anteriores às telas, mas ainda profundamente ativos no presente”.

Bio 3
Abertura: 06.02, às 19h
Casa Biosfera: Rua Ricardo Franco, 534 (entorno da Praça da Mandioca)
Entrada gratuitaVisitação: Até 10 de abril
Terça e sexta-feira, das 9h às 18h
Aos sábados e domingos, via agendamento: (65) 9 9987-9882

 

Fonte: Olhar Direto

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.