A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), divulgou o cronograma da Operação Cata-Treco para o período de segunda-feira (2) a sábado (7) de fevereiro. A ação tem como objetivo auxiliar a população no descarte correto de móveis e materiais inservíveis, além de combater o descarte irregular em vias e áreas públicas.
A programação tem início na segunda-feira (2), atendendo os bairros Novo Terceiro, Terceiro, Ribeirão do Lipa. Na terça-feira (3), a operação segue para os bairros Jardim Itapuã, Paiaguás III e Três Poderes. Já na quarta-feira (4), as equipes atuam nos bairros Residencial Maria de Lourdes, Recanto dos Pássaros e Recanto Salvador.
Na quinta-feira (5), o atendimento será realizado nos bairros Residencial Vitória, Sonho Meu e Residencial Bom Jesus. A programação continua na sexta-feira (6), contemplando Vista da Chapada, Santa Rosa e Jardim Flamboyant. Encerrando a semana, no sábado (7), a Operação Cata-Treco chega ao Residencial Ana Maria.
A Operação Cata-Treco é voltada ao recolhimento de materiais que não são coletados pela coleta convencional, como sofás, camas, colchões, geladeiras, armários e mesas. O serviço é totalmente gratuito e busca eliminar pontos de descarte irregular, fortalecendo a zeladoria urbana da capital.
“A Operação Cata-Treco é um serviço essencial para manter a cidade limpa e organizada. Além de facilitar o descarte correto de móveis e materiais inservíveis, a ação contribui diretamente para a eliminação de pontos de descarte irregular e para a prevenção de doenças. A participação da população, colocando os materiais no dia e horário corretos, é fundamental para o sucesso do trabalho”, destacou o diretor de Serviços Urbanos da Limpurb, Ivan Rastelli.
Para garantir o recolhimento, os moradores devem deixar os itens em frente às residências até as 7h da manhã do dia programado, organizados de forma visível e acessível. Cerca de 20 trabalhadores atuam diariamente na operação, que tem início às 7h e segue até a conclusão dos trabalhos em cada bairro.
A Limpurb reforça que não serão recolhidos restos de poda de árvores, entulho da construção civil, pilhas, baterias, pneus, vidros, latas de tinta e madeira. Esses resíduos devem ser destinados aos ecopontos ou locais apropriados para descarte.
Mais informações podem ser obtidas pelos canais oficiais da Prefeitura de Cuiabá ou diretamente com a Limpurb, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, nº 433, bairro São Francisco, pelo telefone (65) 3645-5500.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Autor: Alessandra Marques
Foto: Emanoele Daiane






