Mato Grosso Tapurah

Semana Pedagógica em Tapurah fortalece formação dos educadores: saiba mais!

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word1

A Semana Pedagógica promovida pela Secretaria de Educação e Cultura de Tapurah segue levando informação, conhecimento e formação continuada aos profissionais da educação do município. A programação contempla ações voltadas ao fortalecimento da prática pedagógica, à inclusão e ao desenvolvimento pessoal dos educadores.

Nesta segunda-feira (26), uma oficina sobre educação financeira foi realizada em parceria com a cooperativa Sicredi Ouro Verde. A atividade proporcionou um momento de reflexão aos profissionais da educação sobre o cuidado com os recursos financeiros, planejamento e organização, temas fundamentais para a vida pessoal e profissional.

De acordo com o gerente do Sicredi, Jeferson Vargas, a parceria com o município é motivo de satisfação e reforça o compromisso da cooperativa com a educação.

“Para nós é uma satisfação continuar essa parceria com a Secretaria de Educação e com a Prefeitura Municipal. Quero parabenizar a secretária Geovania e toda a equipe da educação por proporcionar esses momentos aos professores e profissionais. Hoje falamos sobre dinheiro, um momento importante de reflexão para que as pessoas cuidem melhor dos seus recursos e tenham sucesso na vida financeira”, destacou.

No período da tarde, a Semana Pedagógica abordou o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com a palestra de Marcos Petry, youtuber que compartilha sua vivência como pessoa autista. O encontro trouxe reflexões importantes sobre a forma como o autista aprende, compreende o mundo e como a escola pode atuar de maneira mais inclusiva.

“Eu espero repassar a forma como o autista aprende e entende o mundo. Isso faz com que o professor tenha mais bagagem para aplicar estratégias inclusivas e aceitar seus alunos”, afirmou Marcos.

O momento contou ainda com a participação dos pais do palestrante, que compartilharam a experiência da família desde o diagnóstico do autismo, os desafios enfrentados e as conquistas ao longo da trajetória.

 “Quando família e escola caminham juntas, falam a mesma língua, a inclusão acontece de forma muito mais natural. Essa é a grande lição que queremos deixar”, ressaltou.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Geovania Melchior, destacou que a Semana Pedagógica foi pensada para oferecer conteúdo relevante e aplicável à realidade dos educadores.

 “A Secretaria de Educação e Cultura está mobilizada para trazer informações e formações que auxiliem os professores na sala de aula. Já tivemos a educação financeira e, agora, uma palestra extremamente importante sobre o autismo”, explicou.

Segundo a secretária, a programação foi ampliada para envolver toda a comunidade escolar, promovendo troca de experiências e fortalecimento da rede de ensino.

“Convidamos não apenas os servidores da educação municipal, mas também a APAE, escolas estaduais, escolas particulares e os pais de alunos atípicos, para que essa troca contribua diretamente para o dia a dia da escola”, finalizou.

A Semana Pedagógica reafirma o compromisso da gestão municipal com a valorização dos profissionais da educação e com a construção de uma educação mais humana, inclusiva e preparada para os desafios do presente e do futuro.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.