Cáceres Mato Grosso

Mato Grosso aumenta segurança em Cáceres com reforço policial

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word3

Conforme divulgado oficialmente pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), o Governo de Mato Grosso iniciou, na manhã desta terça-feira (20), o reforço das forças de segurança em Cáceres, com o envio de efetivo especializado da Polícia Militar e da Polícia Civil ao município. A ação integra a Operação Força Total e tem como objetivo combater a atuação de facções criminosas e tranquilizar a população após a circulação de informações falsas sobre um suposto toque de recolher imposto por criminosos.

Contexto da operação e resposta do Estado

Segundo apurado pela reportagem junto à Sesp-MT, a medida foi adotada após a disseminação de mensagens falsas em redes sociais e aplicativos de conversa, que geraram medo entre moradores de Cáceres. A Polícia Civil identificou um casal responsável por divulgar o conteúdo, que deverá responder pelo crime de apologia de crime, conforme prevê o Código Penal.

O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, afirmou em nota oficial que o Estado não tolerará tentativas de intimidação por organizações criminosas. “Determinamos o reforço do efetivo em Cáceres porque não toleramos qualquer tentativa de intimidação por parte de facções criminosas. As forças de segurança estão atuando de forma integrada para garantir resposta rápida à população”, declarou.

Força-tarefa e atuação integrada

A Operação Força Total mobiliza unidades especializadas da Polícia Militar, como o Batalhão de Operações Especiais (Bope), Rotam, Companhia Raio de Motopatrulhamento e o Regimento Montado (Cavalaria), além de equipes de inteligência e investigadores da Polícia Civil. As ações incluem policiamento ostensivo, abordagens preventivas, levantamento de informações e investigações qualificadas de homicídios e crimes associados a facções.

Por determinação do governador Mauro Mendes, o comandante-geral da PM, coronel Fernando Tinoco, e a delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel, estiveram em Cáceres para acompanhar o início do reforço das forças de segurança em Cáceres. Segundo Tinoco, as operações já vinham sendo realizadas e agora serão ampliadas. “Esse reforço vai se estender por, no mínimo, 90 dias, para garantir uma resposta efetiva à população”, afirmou.

Investigação e inteligência policial

A delegada-geral Daniela Maidel destacou que os policiais de inteligência designados ao município vão intensificar a produção de provas criminais. De acordo com ela, a atuação reforça o trabalho da Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Draco) de Cáceres, que mantém investigações em andamento contra grupos criminosos estruturados.

Balanço das ações em 2025

Dados oficiais da Sesp-MT indicam que, ao longo de 2025, o 6º Comando Regional da Polícia Militar realizou 116 operações em Cáceres, resultando em 176 prisões de integrantes de facções e na apreensão de 132 armas de fogo. No mesmo período, a Polícia Civil executou 55 operações na região, sendo 24 voltadas diretamente ao combate às facções, com 78 prisões e 75 apreensões de menores por atos infracionais.

 

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.