Saúde

Butantan lança vacina nacional contra dengue em Botucatu: início da imunização na cidade

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word1

A cidade de Botucatu, no interior de São Paulo, iniciou neste domingo (18) a vacinação em massa contra a dengue com a aplicação do imunizante Butantan-DV. A ação marca o começo de um projeto piloto coordenado pelo Ministério da Saúde e utiliza a primeira vacina de dose única do mundo contra a doença, desenvolvida com tecnologia totalmente nacional pelo Instituto Butantan.

O estudo é realizado em parceria com a Prefeitura de Botucatu, a Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e o Instituto Butantan. A proposta é imunizar moradores entre 15 e 59 anos para avaliar a efetividade da vacina, o impacto na circulação do vírus e os reflexos na saúde coletiva.

Além de Botucatu, a estratégia piloto também ocorre nos municípios de Maranguape, no Ceará, e Nova Lima, em Minas Gerais. Segundo o Ministério da Saúde, as cidades foram selecionadas por apresentarem população entre 100 mil e 200 mil habitantes, histórico consistente de campanhas de vacinação e proximidade com grandes regiões metropolitanas.

A meta do governo federal é alcançar pelo menos 40% de cobertura vacinal na faixa etária definida. De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esse percentual pode gerar impacto significativo no controle da doença em nível comunitário.

Nesta etapa inicial, foram destinadas 204,1 mil doses aos três municípios, sendo 80 mil para Botucatu, 60,1 mil para Maranguape e 64 mil para Nova Lima. As doses fazem parte de um lote de 1,3 milhão produzido pelo Instituto Butantan.

Botucatu já possui experiência em campanhas desse porte. Em 2021, o município realizou vacinação em massa contra a covid-19, iniciativa que resultou na redução de internações hospitalares. Para a atual ação contra a dengue, a escolha da cidade também considerou o fato de São Paulo ter concentrado o maior número de casos da doença no ano anterior, com circulação relevante do sorotipo 3.

A prefeitura organizou 28 pontos de vacinação, entre Unidades Básicas de Saúde e locais estratégicos. Para evitar aglomerações, a orientação é que pessoas de 35 a 59 anos procurem atendimento no período da manhã, enquanto jovens de 15 a 34 anos devem comparecer à tarde. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados por um responsável legal.

A vacina Butantan-DV foi aprovada pela Anvisa e oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. Estudos clínicos apontaram eficácia de 74% contra casos gerais, mais de 91% contra formas graves e 100% de proteção contra hospitalizações. A pesquisa envolveu mais de 16 mil voluntários de 14 estados brasileiros entre 2016 e 2024.

Para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, segue disponível no país a vacina QDenga, de origem internacional, aplicada em esquema de duas doses exclusivamente nas Unidades Básicas de Saúde.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.