O Programa de Proteção dos Direitos do Consumidor de Várzea Grande (Procon-VG) está realizando ações de fiscalização e orientação em farmácias do município, em razão da resolução 12/2026 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a proibição de alguns lotes de produtos da Nestlé os quais podem estar com potencial risco de contaminação por cereulide, toxina causada pela bactéria Bacillus cereus.
Os principais produtos os quais foram verificados foram: Nestogeno, NAN Supreme, Nanlac, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino. Durante a fiscalização, os agentes do Procon orientaram os responsáveis pelos estabelecimentos quanto à obrigatoriedade do recolhimento imediato dos lotes indicados no recall, bem como quanto à devolução gratuita e ao reembolso aos consumidores, conforme previsto na legislação consumerista.
“O recall foi determinado como medida de precaução, em razão da presença potencial de cereulide, substância produzida pelo microrganismo Bacillus cereus, identificada em um dos ingredientes utilizados nos lotes especificados, conforme divulgado por meio da Anvisa. A nossa missão é garantir o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor e assegurar a proteção integral do consumidor”, disse a coordenadora do Procon, Carolina Moreira.
Conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o consumo de alimento contaminado por essa toxina pode causar vômito persistente, diarreia ou letargia, que é a sonolência excessiva, lentidão de movimentos e raciocínio, e incapacidade de reagir e expressar emoções. Se a criança apresentar sintomas compatíveis com os citados acima após o consumo de produto dos lotes indicados, leve-a para atendimento médico. Ao procurar atendimento, é importante informar o alimento que foi consumido, se possível com uma amostra da embalagem, caso tenha disponível.
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






