Cuiabá Mato Grosso

Seciteci oferece cursos técnicos gratuitos em 62 cidades de MT

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word1

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação planeja ampliar, em 2026, a oferta de cursos técnicos gratuitos para 62 municípios de Mato Grosso. A estratégia dá sequência à expansão das Escolas Técnicas Estaduais e busca aumentar o acesso à qualificação profissional em diferentes regiões do estado.

A iniciativa prevê a continuidade da oferta de cursos técnicos intercomplementares e subsequentes, com a ampliação do catálogo disponível e a interiorização das capacitações, inclusive em cidades que não possuem unidades físicas da secretaria. O resultado imediato esperado é a formação de profissionais alinhados às demandas locais do mercado de trabalho.

Desde o ano passado, a Seciteci colocou em pleno funcionamento as 17 ETECs do estado, após a inauguração de duas novas unidades. As formações abrangem diferentes eixos tecnológicos e são definidas a partir dos arranjos produtivos de cada região, conforme informações da própria secretaria.

Segundo o secretário Allan Kardec, a definição dos cursos segue um planejamento estratégico. O objetivo é qualificar profissionais para atuação direta no mercado, considerando as oportunidades existentes em cada localidade. A lógica, de acordo com ele, é estudar a demanda regional antes de abrir novas turmas.

As ETECs estão instaladas em Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Cuiabá, Diamantino, Juara, Lucas do Rio Verde, Matupá, Poxoréu, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande. Além dessas cidades, há oferta de cursos em municípios sem sede da Seciteci.

Ampliação do catálogo e adequação ao PNE

Em 2025, as formações alcançaram 28 cidades. Para 2026, a previsão é ampliar o menu para 31 opções de cursos técnicos, três a mais que o catálogo atual. A mudança acompanha a estratégia de adequação ao novo Plano Nacional de Educação 2024 2034.

De acordo com o superintendente Ederson Andrade, o alinhamento às metas do PNE permite ao estado captar mais recursos do Fundeb, o que contribui para a manutenção da política de expansão da educação profissional e tecnológica.

Matrículas e modalidades ofertadas

Os cursos técnicos são ofertados nas modalidades concomitante intercomplementar, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, voltada a estudantes do ensino médio, e subsequente, destinada a jovens a partir de 17 anos que cursam o 2º ano ou já concluíram essa etapa.

Ao longo do ano, 1.506 alunos se matricularam em cursos subsequentes, com previsão de 3.306 matrículas no próximo período. Na modalidade intercomplementar, foram 3.475 matrículas, com expectativa de chegar a 10.580 em 2026, um crescimento percentual de 204.46%.

Para a Seciteci, a ampliação cria condições para aumentar a mão de obra qualificada e fortalecer o acesso ao trabalho e à renda. As próximas etapas envolvem a consolidação do planejamento e a definição das ofertas por município, conforme divulgado pela secretaria.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.