A Prefeitura de Várzea Grande, por meio do Comitê de Enfrentamento de Alagamentos, flagrou, nesta segunda-feira (12.01), o descarte irregular de pneus e outros tipos de resíduos em um trecho do córrego localizado na Rua Walter Fontana, no bairro Alameda, região na qual sofreu com alagamentos e há alto risco de novas enchentes. No local, a Secretaria de Viação e Obras realizou a desobstrução do córrego, permitindo que a água voltasse a seguir seu curso normal.
De acordo com a equipe de limpeza urbana, os pneus estavam acumulados dentro do leito do córrego, provocando o bloqueio da passagem da água. A equipe ainda informa, há um mês o mesmo ponto já havia passado por uma limpeza. No entanto, a área voltou a ser utilizada para descarte irregular, principalmente durante a madrugada. Além dos pneus, foram encontrados resíduos domésticos e materiais diversos.
A pasta alerta que ações como essa são ainda mais graves durante o período chuvoso, pois o acúmulo de resíduos pode comprometer a estrutura do córrego, causar alagamentos e gerar transtornos às famílias da região.
O caso foi encaminhado à Guarda Municipal, com a solicitação de rondas frequentes no local, visando identificar e coibir os responsáveis pelo descarte irregular.
A Prefeitura de Várzea Grande reforça que a população pode colaborar com a preservação dos espaços públicos por meio de denúncias anônimas, que podem ser feitas pelo telefone 153, da Guarda Municipal, ou pelo 190, da Polícia Militar.
ALAGAMENTOS NO ALAMEDA 2025 – Em fevereiro de 2025, as fortes chuvas provocaram o transbordamento do córrego que corta as regiões dos bairros Alameda e Construmat, atingindo pelo menos 50 residências. Em abril, o bairro sofreu novamente com as fortes chuvas e novos alagamentos foram registrados.
Graças a uma ação rápida da Prefeitura a segurança dos munícipes foram preservadas, sendo que todos, em ambas ocasiões, foram devidamente atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






