A cidade de Várzea Grande, historicamente ligada ao processo de industrialização de Mato Grosso, caminha para assumir um papel de protagonismo no setor de inovação e tecnologia. O município sediará o primeiro Parque Tecnológico do Estado, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci-MT) e a Prefeitura de Várzea Grande.
Nesta terça-feira (13), a prefeita Flávia Moretti (PL) se reuniu com o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, em um encontro de alinhamento jurídico e operacional para tratar dos avanços do Parque Tecnológico de Mato Grosso, que será instalado no bairro Chapéu do Sol.
Durante a reunião, Allan Kardec destacou o empenho do município para viabilizar a implantação do projeto.
“A prefeita Flávia Moretti tem sido decisiva na construção e viabilização do Parque em Várzea Grande. O Governo do Estado reconhece o esforço e a parceria institucional para que esse projeto se tornasse realidade”, afirmou o secretário.
A prefeita Flávia Moretti ressaltou que o Parque Tecnológico representa um marco histórico para o município e será um importante vetor de desenvolvimento regional.
“O Parque Tecnológico é um marco histórico para Várzea Grande e para o Estado. É um investimento que traz inovação, ciência e tecnologia, fortalece o setor industrial e gera novas oportunidades de emprego e qualificação para nossa população”, declarou.
A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Fabyane Nagazawa, reforçou que Várzea Grande segue dentro do cronograma estabelecido pelo Governo do Estado e tem atuado como elo entre o poder público, o setor produtivo e as instituições de ensino.
“Estamos finalizando ajustes da legislação e da estrutura para que possamos inaugurar em março, conforme meta estabelecida pelo Governo. Já temos empresas pré-interessadas em se instalar no Parque e isso é extremamente positivo para o futuro econômico da cidade”, destacou.
Segundo Fabyane, o objetivo é consolidar Várzea Grande como uma cidade industrial, inovadora e tecnológica.
“Uma obra dessa magnitude atrai empresas nacionais e internacionais e impulsiona o desenvolvimento de toda a Região Metropolitana e do Estado”, completou.
Além da articulação institucional, o município também investiu em contrapartidas de infraestrutura, logística e urbanização para viabilizar o empreendimento em parceria com o Governo do Estado. Durante o encontro, foram discutidos os últimos ajustes para a aprovação da Lei de criação do Parque Tecnológico, essencial para instituir a gestão do polo de inovação, pesquisa, tecnologia e empreendedorismo.
A expectativa é que, em até cinco anos, o Parque Tecnológico gere cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos, ampliando a oferta de mão de obra qualificada e projetando Várzea Grande no cenário nacional da inovação. A inauguração integra o rol de grandes entregas do Estado e do Município e deve reunir autoridades, empresários, universidades, grupos de pesquisa e a população em geral.
Durante a reunião, a prefeita também recebeu a visita dos vereadores Charles Fabiano (União), Jânio Calistro (União) e Sardinha (MDB), acompanhados do secretário de Governo, Sílvio Fidelis, que reforçaram o apoio institucional ao projeto.
Estrutura e potencial do Parque Tecnológico
O Parque Tecnológico é um empreendimento criado e gerido com o objetivo de promover pesquisa, inovação tecnológica e estimular a cooperação entre universidades, instituições de pesquisa e empresas. Trata-se de um importante mecanismo para transformar conhecimento científico em desenvolvimento econômico, com apoio direto do setor produtivo.
Localizado no bairro Chapéu do Sol, o Parque Tecnológico de Mato Grosso caminha para se tornar um dos maiores empreendimentos de inovação do país. Com cerca de 90% das obras concluídas, o espaço ocupa uma área total de 80 hectares, sendo 16 hectares de área pública e tem inauguração prevista até o final de 2025.
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






