A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) encerra o ano de 2025 com avanços significativos na infraestrutura e manutenção de Cuiabá. Sob a gestão da prefeitura, a autarquia reorganizou serviços essenciais, como a coleta de lixo e a iluminação pública, priorizando a eficiência operacional e o enfrentamento de problemas históricos de limpeza urbana em todas as regiões da cidade.
Um dos marcos do ano foi a regularização da coleta domiciliar, que atingiu 98,18% de eficiência após a implementação de um plano emergencial. A frota foi totalmente renovada com a entrega de 32 caminhões zero quilômetro (tecnologia Euro 6), monitorados em tempo real por GPS. Além da coleta regular, os mutirões de limpeza resultaram na retirada de 12 mil toneladas de resíduos de vias públicas e áreas críticas de descarte irregular, como o CPA III e o Contorno Leste.
Para incentivar o descarte correto, a Limpurb adotou medidas práticas:
- Cata-treco: O serviço foi ampliado para todos os bairros, recolhendo móveis e objetos inservíveis gratuitamente.
- Infraestrutura: Instalação de 30 novos contêineres de mil litros e distribuição de 250 lixeiras com pedal para o Centro Histórico.
O setor de iluminação registrou números recordes, com a manutenção de aproximadamente 41.800 pontos de luz em mais de 150 bairros e distritos. O programa MT Iluminado, em parceria com o Governo do Estado, permitiu a modernização do parque tecnológico, destacando-se a instalação de 850 lâmpadas de LED no bairro Tijucal, garantindo mais segurança e economia de energia. Comunidades que antes viviam no escuro, como Silvanópolis, também foram contempladas com a expansão da rede.
A zeladoria também focou na qualidade de vida com a entrega de espaços revitalizados. A Praça do Passaredo foi um dos destaques, recebendo iluminação em LED, acessibilidade completa e o plantio de 40 árvores frutíferas. Segundo o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, os resultados de 2025 refletem uma mudança de postura, tratando a zeladoria como uma política pública permanente e rigorosa em Cuiabá.
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt






