Conheça o Fusca amarelo de Wagner Moura em ‘O Agente Secreto’ que ajudou o Brasil a vencer o Globo de Ouro
Conheça o Fusca 1972 de R$ 8 mil que virou estrela em ‘O Agente Secreto”, vencedor do Globo de Ouro com Wagner Moura
O cinema brasileiro fez história neste domingo (11) ao vencer duas categorias no Globo de Ouro com o filme “O Agente Secreto”. Mas, além da atuação impecável de Wagner Moura, um personagem de metal e quatro rodas roubou a cena: um Volkswagen Fusca 1972 amarelo.
O Garagem360 revela a história por trás desse “xodó” que saiu de um anúncio online para o tapete vermelho de Hollywood.
Como é o Fusca Amarelo do filme ‘O Agente Secreto’?
Diferente do que muitos pensam, o carro não pertence a um grande estúdio, mas sim ao empresário pernambucano Antoliano Azevedo. Membro do Clube do Fusca de Pernambuco, Antoliano comprou o veículo em 2020 por apenas R$ 8 mil através de um anúncio na internet, segundo entrevista concedia à CNN.

Fusca é de propriedade do personagem interpretado por Wagner Moura | Foto: Reprodução (Kleber Mendonça Filho)
Após uma restauração minuciosa, o carro foi escolhido pessoalmente pelo diretor Kleber Mendonça Filho, que exigia um modelo na cor amarela para compor a estética do Recife de 1977, período em que se passa o longa.
Ficha Técnica do VW Fusca 1972
O “astro” de quatro rodas é um modelo clássico que todo brasileiro conhece. Veja as especificações:
- Modelo: VW Fusca 1300
- Ano: 1972
- Motor: Tradicional boxer refrigerado a ar
- Potência: 46 cv (de fábrica)
- Cor: Amarelo (exigência da direção de arte)
Muito além de um figurante
Durante as gravações no Recife, o Fusca participou de 15 diárias de filmagem, incluindo a icônica cena de abertura em um posto de gasolina de época. Para o proprietário, ver seu carro ajudando a contar a história da ditadura militar e agora ser parte de um filme vencedor do Globo de Ouro é motivo de gratidão extrema.
Veja também Apenas UM estado brasileiro ainda vale a pena abastecer com Etanol em 2026; saiba qual é
O carro como memória cultural
O sucesso do Fusca amarelo em ‘O Agente Secreto’, assim como o do Opel Kadett em ‘Ainda Estou Aqui’, reforça como os carros antigos são peças fundamentais da identidade brasileira.
Como destaca Gustavo Brasil, presidente da Federação Brasileira de Antigomobilismo, o Fusca é o carro de maior representatividade no país, e sua presença no cinema toca na memória afetiva de quase todas as famílias brasileiras.
Você também tem uma história inesquecível com um Fusca amarelo? Acha que ele deu sorte para o Wagner Moura no Globo de Ouro? Comente abaixo!
Escrito por
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
Escrito por
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
Fonte: garagem360







