Educação

Samuzinho expande sua presença em Ribeirão Preto e inaugura sede própria

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2026 word2

Samuzinho amplia atuação em Ribeirão Preto e anuncia sede própria

Mais vagas, nova modalidade e criação da Escola Samuzinho marcam nova fase do programa

O Projeto Samuzinho, criado em Ribeirão Preto e reconhecido nacionalmente pela formação em primeiros socorros, passará a contar com sede própria a partir do próximo ano. O anúncio foi feito pelo prefeito Ricardo Silva durante a cerimônia de formatura realizada no último sábado, 13, que marcou a conclusão do curso por 150 crianças e adolescentes. A turma de 2025 consolida a ampliação de vagas implementada no início deste ano.

 

Até 2024, o projeto oferecia 75 vagas por edição. Com a ampliação, passou a atender 150 alunos, selecionados por sorteio entre 1.080 inscritos. Podem participar crianças e adolescentes de nove a 13 anos, alfabetizados, matriculados em escola pública ou privada e com a carteira de vacinação em dia. Com os novos formandos, o Samuzinho chega à marca de 1.382 alunos capacitados desde a sua criação, em 2011.

 

Além da formação tradicional, em 2025 foi implantado, de forma piloto, o Jovem Samuzinho, voltado a adolescentes de 14 a 18 anos que já concluíram a etapa básica. Para o próximo ano, estão previstas inscrições para as duas modalidades, com 150 vagas para o Samuzinho e 30 para o Jovem Samuzinho.

 

“Como médico, sei o quanto a informação correta e o atendimento rápido fazem diferença na preservação da vida. O Samuzinho cumpre um papel fundamental ao ensinar, desde cedo, noções de primeiros socorros, prevenção e responsabilidade. Formar essas crianças e adolescentes é investir em cidadãos mais conscientes, preparados para agir e para cuidar do outro”, afirmou o secretário municipal da Saúde, Maurício Godinho.

 

As inscrições para o próximo ano poderão ser realizadas entre os dias 21 e 30 de janeiro, por meio do site da Prefeitura de Ribeirão Preto.

 

Sede própria

 

Durante a formatura, também foi anunciado o investimento de R$ 500 mil, viabilizado por emenda parlamentar, para a implantação da Escola Samuzinho. A unidade funcionará em uma área localizada atrás da UPA Leste, onde está instalada a base do SAMU. O espaço já conta com uma edificação, que passará por reforma para adequação às atividades pedagógicas e administrativas do programa.

 

“O Samuzinho se tornou referência no país. A ampliação das vagas, já concretizada nesta turma, e agora a criação de uma sede própria, demonstram o compromisso da gestão com a formação cidadã e com o cuidado à vida desde a infância”, afirmou o prefeito Ricardo Silva.

Fonte: revide

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.