Podem inscrever-se pessoas físicas ou jurídicas, como restaurantes, bares, lanchonetes, buffets e empresas de catering e demais estabelecimentos relacionados à alimentação. Vale lembrar que os inscritos devem ser residentes de Sorriso.
Os interessados precisam se atentar ao preencher o formulário, o qual deve conter uma receita detalhada para concorrer, com título, lista completa de ingredientes e uma fotografia que mostre a apresentação final. Também é necessário incluir a história do prato, a qual mostre sua origem e relevância cultural para o município,
O intuito da competição é ajudar a fortalecer a identidade cultural local e fomentar o turismo gastronômico do município.
“O concurso Encantos da Gastronomia é uma forma de valorizar a identidade cultural de cada município, reconhecendo a culinária como um patrimônio que conta histórias, preserva tradições e movimenta a economia local. Em Sorriso, queremos destacar os sabores que representam a força e a diversidade da região, ao mesmo tempo em que incentivamos o turismo gastronômico e a qualificação profissional. O Senac-MT cumpre, com essa iniciativa, seu papel de promover educação, cultura e desenvolvimento por meio da gastronomia”, conta o diretor Regional do Senac-MT, Edson Dahmer.
O concurso é dividido em três etapas: triagem e seleção, execução da receita e votação popular. Na primeira fase, com base nos documentos enviados, a comissão julgadora irá selecionar dez pratos levando em consideração originalidade, criatividade e relevância cultural.
Na segunda etapa, os semifinalistas irão desenvolver a ficha técnica do prato e executá-lo com apoio de um chef de cozinha. A comissão julgadora fará a degustação e avaliação dos pratos, escolhendo três finalistas.
A terceira e última fase é a escolha do campeão. Os finalistas vão à votação popular (online) e o grande vencedor é revelado na festa de encerramento do concurso gastronômico.
O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Fonte: Olhar Direto






