Em viagem à China, os jornalistas da Rede Mato-grossense de Comunicação, Kátia Krüger e Gustavo Arakaki, mostraram as curiosidades do país asiático que surpreendem os brasileiros. No primeiro episódio da série sobre a China, do portal Primeira Página, os profissionais mostram desde as especiarias encontradas no mercado até o movimento noturno em Xangai.
Em uma ida ao mercado, o consumidor pode encontrar peixes, frutos do mar e até caranguejos mantidos em aquários para que o cliente escolha na hora o que levar. “É algo cultural, eles valorizam o frescor dos alimentos”, afirma Kátia.
A tecnologia também chama a atenção. O uso de aplicativos e celulares para pagamentos é comum e dispensam o contato humano nos caixas, por exemplo. “Encostou, pronto, já pagou tudo. É muita praticidade”, destaca a jornalista.
Em visita a Xangai, cidade com cerca de 20 milhões de pessoas, a novidade foi o comportamento dos jovens. “É comum ver personagens fantasiados, como se tivessem acabado de sair de um jogo”. À noite, as luzes dão vida à cidade, com calçadas movimentadas, cenários encantadores e contrastes entre prédios históricos e arranha-céus.
China em números
A China ocupa o segundo lugar no ranking de país mais populoso do mundo, com cerca de 1,4 bilhão de habitantes, perdendo apenas para a Índia. Em comparação à população que apresenta queda pelo terceiro ano consecutivo, a economia do país é crescente. O valor do Produto Interno Bruto (PIB) de 2024 é de US$ 19,16 trilhões e projeta-se que em 2025 o valor aumente em torno de 5%.
O vídeo completo pode ser acessado abaixo:
Fonte: primeirapagina






