Mato Grosso PRIMAVERA DO LESTE

Polícia encerra festa de facção criminosa em Primavera do Leste: Entenda o caso

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word3

Polícia Militar fecha festa de facção criminosa e prende três pessoas em flagrante na manhã desta quarta-feira (24), no bairro São Cristóvão, em Primavera do Leste, conforme divulgado oficialmente pela Polícia Militar de Mato Grosso. Segundo a corporação, o evento era promovido a mando de uma organização criminosa com o objetivo de aliciar novos integrantes e fortalecer a atuação do grupo na região.

Denúncia levou à intervenção policial

Conforme apurado pela reportagem junto ao 14º Batalhão da Polícia Militar, a ação teve início após denúncias apontarem a realização de uma festa de facção criminosa com distribuição gratuita de brinquedos, roupas e doces a moradores do bairro. As informações indicavam ainda que comerciantes locais teriam sido coagidos a contribuir financeiramente para o evento.

Durante o monitoramento, os policiais identificaram que uma das organizadoras divulgava uma chave Pix para arrecadação de recursos, prática comum em ações de financiamento ilícito de facções, segundo avaliação da PM. A suspeita possui antecedentes por estelionato e corrupção de menores, conforme registros oficiais.

Prisões em flagrante e antecedentes

Ao chegar ao local, a equipe policial flagrou dois homens e uma mulher transportando os materiais na carroceria de um veículo Fiat Strada, de cor branca. Ao perceberem a aproximação da viatura, os suspeitos tentaram fugir, mas foram contidos e presos em seguida.

De acordo com a Polícia Militar, todos os detidos possuem passagens criminais por tráfico ilícito de drogas. Dois deles, inclusive, estavam sendo monitorados por meio de tornozeleira eletrônica, o que reforça a suspeita de reincidência criminal. O trio e os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para as providências legais.

Contexto legal e atuação do Estado

A legislação brasileira enquadra a promoção de eventos para fins de fortalecimento ou financiamento de organizações criminosas como crime, nos termos da Lei nº 12.850/2013, que trata das organizações criminosas. Segundo a PM, ações assistencialistas promovidas por facções são estratégias recorrentes para ganhar apoio comunitário e recrutar novos membros.

Box informativo

  • Local: Bairro São Cristóvão, Primavera do Leste (MT)
  • Data da ação: 24 de dezembro
  • Órgão responsável: 14º Batalhão da Polícia Militar
  • Crimes associados: Organização criminosa, tráfico de drogas, estelionato

Reportagem baseada em informações oficiais da Polícia Militar de Mato Grosso.

A Polícia Militar reforça que denúncias anônimas podem ser feitas pelo 190 ou pelo telefone 0800 065 3939. A participação da sociedade é considerada fundamental no enfrentamento ao crime organizado.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.