Mato Grosso registrou, em 2025, mais casos confirmados de covid-19 do que doses de vacina aplicadas contra a doença. Dados da Secretaria de Estado de Saúde mostram que, ao longo do ano, foram 13.181 casos confirmados, enquanto a vacinação somou 9.186 doses aplicadas.
Do total de imunizações, 9.050 doses foram de vacina monovalente e 136 doses bivalentes, número inferior ao total de pessoas que tiveram diagnóstico confirmado da doença no período. A diferença evidencia a baixa adesão à vacinação mesmo com a circulação do vírus ao longo do ano.
Além dos casos, a covid-19 também causou 25 mortes em Mato Grosso em 2025. A capital, Cuiabá, concentrou o maior número de óbitos, com seis mortes confirmadas. Em seguida aparecem Jaciara e Juruena, com dois óbitos cada, entre os municípios com mais registros fatais.
Os dados reforçam o alerta das autoridades de saúde sobre a importância da vacinação, principalmente entre os públicos mais vulneráveis, como idosos, pessoas com comorbidades e imunocomprometidos, que apresentam maior risco de complicações e morte pela covid-19.
Quem pode se vacinar contra a covid-19 em 2025
Em 2025, a vacinação contra a covid-19 permanece voltada aos grupos prioritários, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde. Podem receber a vacina:
- Idosos com 60 anos ou mais e pessoas imunocomprometidas, com indicação de uma dose de reforço a cada seis meses;
- Gestantes, com uma dose a cada gestação;
- Indígenas, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente e pessoas com comorbidades, com uma dose anual.
- A população geral de 5 a 59 anos:
- que nunca recebeu nenhuma dose, pode receber uma dose da vacina;
- que já recebeu uma ou mais doses anteriormente, não está incluída na vacinação de rotina em 2025.
Fonte: primeirapagina






