A determinação do produtor Odenil Aparecido de Almeida está transformando o Sítio Boa Esperança, em Diamantino, em um dos exemplos de crescimento sustentável da agricultura familiar no município. Com quase uma década dedicada à propriedade, Odenil ampliou a produção, diversificou culturas e fortaleceu o abastecimento local, impulsionado tanto pelo próprio esforço, quanto pelas máquinas entregues pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf).

“Fomos atendidos com serviços de máquinas que o governo entregou ao município para a agricultura familiar. Se a gente fosse fazer por conta própria, seria pesado. Com o apoio do Governo do Estado, Seaf e prefeitura, melhorou muito o nosso trabalho. Assim, podemos investir em outras coisas e ampliar nossa produção”, observou o produtor.
Desde 2019, a Seaf entregou 8.415 máquinas e equipamentos à agricultores de todo o Estado, que fazem parte do total de R$ 817 milhões em investimentos para a agricultura familiar dos 142 municípios, incluindo distribuição de mudas, embriões, kits e outras formas de auxílio.
Há nove anos na área, Odenil relembra o início simples. “Comecei com o cultivo de melancia, depois investi em hortaliças”, disse. Hoje, o sítio produz banana terra anã, banana maçã, batata-doce e mandioca. Ele se prepara para iniciar o cultivo de banana nanica. A produção abastece três mercados da cidade, a merenda escolar — por meio da Associação CEIBA —, e agora também o CRAS, ampliando o alcance social dos alimentos.
Entre os serviços recebidos, estão o uso de PC hidráulica e pá carregadeira, essenciais para preparar a nova área de plantio.
Com 39 hectares no total, o produtor cultiva atualmente 2,5 hectares, mas a abertura de mais 6 hectares elevará a área produtiva para 8,5 hectares. A expansão representa mais autonomia para a família, como relatou o agricultor.
“Já trabalhei como gerente em outra fazenda, mas ter a nossa independência, ter tempo para a família, isso foi o que a agricultura familiar me proporcionou. Sou dono do meu próprio negócio, e isso faz toda a diferença”, ressaltou Odenil.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Diamantino, Milton Criveletto, reforçou o compromisso do Estado com o setor. “A Seaf tem ajudado muito a agricultura familiar. Desde o início da gestão, conseguimos máquinas como trator, plantadeira de mandioca, além do calcário que será entregue em breve. Nosso objetivo é fortalecer o produtor e mantê-lo na propriedade, produzindo mais. Somos parceiros do Governo do Estado nesse trabalho”, destacou.

Desde 2019, o Governo de Mato Grosso, por meio da Seaf, investiu mais de R$ 4,5 milhões no município de Diamantino em kits de apicultura, escavadeira, 1.700 toneladas de calcário, uma picape Strada e um caminhão-caçamba.
Fonte: gazetamt






