AL-MT

Frente Parlamentar debate políticas de tecnologia em Sapezal: inovação em foco

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word3


A Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação da ALMT debateu a criação de um consórcio intermunicipal para inovação, reunindo 16 municípios. O objetivo é garantir acesso às tecnologias emergentes e fortalecer a economia local.

Texto gerado pela Alê, nossa inteligência artificial.

A Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), coordenada pelo deputado Chico Guarnieri (PRD), realizou, nesta quinta-feira (4), a 5ª reunião ampliada, no Plenário Odelcio Pannebecker, da Câmara Municipal de Sapezal. O encontro debateu ações para a criação de um consórcio intermunicipal voltado à inovação, que deverá reunir 16 municípios da região.

O deputado Chico Guarnieri destacou que a união entre os municípios menores será essencial para garantir o acesso às tecnologias emergentes.

“O intuito é formar consórcios para que cidades menores possam investir em tecnologia de forma conjunta. A tecnologia está presente em todos os setores, como de saúde, segurança, agricultura, indústria, e não tem como voltar atrás. A Assembleia está pronta para criar leis que fortaleçam essa inovação nos municípios”, afirmou.

Ele ressaltou ainda que o Parque Tecnológico, em construção em Várzea Grande, e as parcerias com universidades e o setor empresarial deverão acelerar os avanços nos próximos anos.

O prefeito em exercício de Sapezal, Mauro Galvão (PP), reforçou que o município já sente os impactos positivos da inovação na economia local.

“A tecnologia se tornou essencial para o desenvolvimento econômico e social. Em Sapezal vemos uma grande evolução em maquinários e no uso de inovações pelo produtor rural. Queremos ampliar isso também para os serviços públicos, para agilizar processos e melhorar a vida do cidadão”, destacou.

Representando o setor acadêmico, Marcel Sturm, da Universidade Centro Superior de Maringá (Unicesumar), lembrou que a instituição mantém ações voltadas à inclusão digital por meio do programa Cidadania Digital.

2025 word3

Foto:
Helder Faria

“Ofertamos suporte tecnológico para pessoas que não sabem usar dispositivos eletrônicos e, agora, também para jovens aprendizes. Podemos contribuir muito com essa pauta e estamos à disposição do município”, afirmou.

O vereador Helenildo do Reis Pereira, Niltinho (Republicanos), ressaltou o preparo do município para receber novos programas e investimentos na área.

“Somos uma cidade jovem, mas preparada para esses investimentos. Nossa população precisa de qualificação para disputar as vagas do mercado de trabalho, e a tecnologia chega para abrir essas oportunidades”, declarou.

A necessidade de ampliar a qualificação profissional também foi defendida pelo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sapezal, Marco Mossini.

“A maior demanda é mão de obra qualificada. Quanto mais fortalecermos essa formação, mais a economia cresce e mais as pessoas melhoram sua qualidade de vida. Parcerias são essenciais para alcançar esses resultados”, avaliou.

O presidente da Câmara Municipal, Antônio Rodrigues (PP), destacou que a tecnologia já transformou o funcionamento do Legislativo local.

“Em 2023 não tínhamos notebook no plenário. Hoje, a votação é digital e teremos, em breve, transmissão ao vivo dos trabalhos da Câmara em canal aberto. Isso é fruto dos avanços tecnológicos”, disse.

Frente Parlamentar – a definição de ações deverá orientar o trabalho da Frente Parlamentar para a elaboração de estudos técnicos; ampliação de parcerias institucionais; estruturação de propostas legislativas; dentre outros.

Mato Grosso tem consórcios intermunicipais em Saúde; Desenvolvimento Econômico e Socioambiental; Saneamento, Educação e outras áreas. Entre os benefícios dos consórcios estão o financiamento mais eficiente de políticas públicas; a maior capacidade de diálogo com governos e empresa; e a otimização de recursos humanos, financeiros e materiais.

O evento contou com a presença de lideranças públicas, representantes do setor produtivo, empreendedores e profissionais de diversas áreas. Os principais desafios enfrentados pelos municípios do interior foram apontados nas áreas de conectividade, capacitação técnica, tecnologias aplicadas ao agronegócio e modernização dos serviços públicos.

Fonte: al.mt.gov.br
Autor: Secretaria de Comunicação Social

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.