Sebrae/MT conquista ouro no Prêmio Nacional do Turismo com projeto sobre povos originários
Iniciativa reconhecida em Brasília/DF fortalece a inclusão dos povos originários, amplia oportunidades de trabalho e destaca o avanço do turismo sustentável em Mato Grosso
04/12/2025 às 09:35
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) conquistou, nesta quarta-feira (3.12), em Brasília/DF, o troféu de ouro no “Prêmio Nacional do Turismo 2025” – evento promovido pelo Ministério do Turismo. A instituição recebeu o reconhecimento na categoria “Qualificação, Formação e Inserção Produtiva de Pessoas no Trabalho” com o produto “Metodologia de formatação e posicionamento do mercado do etnoturismo”, que foi criado para fortalecer práticas inclusivas e sustentáveis no setor.
O prêmio reforça a importância da inclusão dos povos originários nos circuitos turísticos formais, garantindo visibilidade, renda e valorização cultural. De acordo com a diretora-superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, a conquista valoriza o ecoturismo e o etnoturismo locais e proporciona a inserção dos povos originários no mercado de trabalho.
“Este prêmio também representa o resgate e a transmissão de uma cultura e, principalmente, a geração de renda. Meu agradecimento especial a todos que participaram da metodologia e aos povos nativos que abriram as portas para compartilhar informações e acreditar na construção conjunta. Ganha o turismo, ganha o turista e ganha o serviço de qualidade”.
O gerente da Regional Noroeste do Sebrae/MT, Wlademir Alves da Silva, destacou que a metodologia premiada amplia oportunidades e pode servir de referência para outras regiões do país. “Mato Grosso pode mostrar que cada vez mais podemos contribuir com as comunidades dos povos originários, gerando emprego e renda com uma metodologia que se aplica às diversas etnias em um único modelo. O Sebrae Mato Grosso acredita neste projeto”, afirmou.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou o crescimento expressivo do setor nos últimos anos, com o aumento no número de turistas estrangeiros, expansão de empresas e maior geração de empregos.
O titular da pasta ressaltou que, há três anos, poucos consideravam possível que o país se aproximasse da marca de 10 milhões de visitantes internacionais ou alcançasse recordes na abertura de negócios turísticos. “Mesmo com o esforço do governo federal, o investimento público só alcança êxito quando encontra profissionais comprometidos em campo, do empenho e da dedicação das pessoas que atuam diariamente em prol do setor”.
Fonte: Sebrae





