O cineasta faleceu aos 88 anos. Ele trabalhou em quase 80 longas-metragens, e se você acha que , , , ou têm visuais deslumbrantes, você deve isso a ele! Contatado pelo Deadline, o diretor prestou uma imensamente nos dois primeiros filmes da franquia de Exteminador.
“Eu não teria conseguido fazer meus filmes do Exterminador do Futuro sem o Adam”
“Aprendi muito com Adam”, contou Cameron, ressaltando que o diretor de fotografia era movido por um espírito independente e criativo, . “Ele nunca deixava que o orçamento limitasse sua expressão artística. Quando trabalhamos juntos no meu primeiro longa, ele já tinha uma longa trajetória e um espírito combativo que me inspira até hoje — mesmo nas superproduções.”
O cineasta também compartilhou Greenberg anos depois, durante o processo de remasterização em 3D de .
“Estávamos revisando a colorização e discutindo os tons de azul de uma cena noturna. O colorista achava que o tom estava puxando demais para o roxo, sugerindo adicionar ciano. Adam olhou para a tela, me chamou de lado e disse: ‘Jim, você nãoa cha que deveríamos adicionar um pouco de ciano?”, recorda Cameron, impressionado com a memória e a precisão do coleta. “Ele lembrou de uma nuance de cor mais de vinte anos depois. Desde então, eu enxergo as cores pelos olhos dele.”
Para o diretor, impacto de Greenberg em sua carreira e na indústria é inegável. “Eu não teria feito O Exterminador do Futuro sem o Adam. Ele me ensinou o poder narrativo da cor e da iluminação. Ninguém sabia filmas à noite com ele”, afirmou.
Tenho orgulho de saber operar a câmera, mas foi ele quem me ensinou. Adam era um mestre. Influenciou toda uma nova geração de cineastas — e nós, que tivemos o privilégio de trabalhar ao seu lado, vamos sentir falta do seu talento e do seus espírito.
Uma carreira pavimentada com sucesso
Adam Greenberg começou sua carreira em Israel com filmes como Lifnei Maher (1969) ou Ani Yerushalmi (1971), depois trabalhou em coproduções entre Israel e os Estados Unidos, incluindo vários filmes de .
Ele foi o diretor de fotografia de seu primeiro filme americano, (1980), de , seguido por , de , com (1983), mas foi , e ele ensinou muito ao jovem diretor James Cameron.
O sucesso do filme com foi tamanho que Greenberg recebeu imediatamente uma série de propostas: , com e , The Ladies Club, e Out of Control.
Cameron voltou a trabalhar com ele em O Exterminador do Futuro 2, e Greenberg começou a alcançar um sucesso considerável. A partir daí, ele apareceu em produções de maior escala. Seu último filme americano foi a comédia de desastre , com (2006), após o qual ele filmou Passos em Jerusalém (2013) em Israel, que seria seu último filme.
Fonte: adorocinema






