Geely e Renaul lançam motor híbrido Horse para carros elétricos
Conheça o Future Hybrid System da Horse Powertrain (Geely/Renault): um sistema ultracompacto que permite converter veículos elétricos em híbridos ou EREV, com flexibilidade de combustível (E85/metanol) e lançamento em 2027.
A Horse Powertrain, joint venture formada pela Geely Holding e pelo Grupo Renault, apresentou um conceito de engenharia que pode redefinir o futuro da mobilidade: o “Future Hybrid System”. Com lançamento previsto para 2027, este sistema híbrido modular e supercompacto foi desenvolvido para que plataformas de veículos puramente elétricos (BEV) sejam convertidas, com o mínimo de alteração estrutural, em modelos híbridos plug-in (PHEV) ou veículos elétricos com extensor de autonomia (EREV).
Geely e Renaul lançam motor híbrido Horse para carros elétricos
O sistema, que faz parte da família X-Range da Horse Powertrain e foi refinado após a estreia como conceito no Salão do Automóvel de Xangai de 2025, integra todos os componentes essenciais de propulsão em uma única unidade:
-
Motor a combustão interna (ICE)
-
Caixa de câmbio (transmissão)
-
Motor(es) elétrico(s)
-
Sistemas eletrônicos de propulsão

A inovação central reside na arquitetura compacta. O sistema consegue reduzir o balanço dianteiro (distância entre o eixo e o para-choque) em cerca de 150 milímetros em comparação com sistemas híbridos tradicionais. Isso permite que o conjunto motopropulsor seja instalado diretamente no subchassi de um veículo elétrico já existente.
Duas variantes principais são oferecidas, ambas compatíveis com um motor de quatro cilindros de 1.5 litro e uma transmissão híbrida dedicada:
-
Performance (P1+P3): Com 740 mm de largura, utiliza dois motores elétricos.
-
Supercompacta (P2): Com apenas 650 mm de largura, utiliza um único motor elétrico. Uma variante ainda menor, com motor de três cilindros, está em desenvolvimento.
O layout inteligente permite a reutilização de componentes típicos de plataformas elétricas, como sistemas de ar-condicionado livres de PFAS, simplificando o processo de fabricação e reduzindo custos de desenvolvimento para as montadoras.

Versatilidade de Combustível e Tração
O sistema Future Hybrid se alinha à tendência global de flexibilidade energética. Ele é projetado para operar com uma ampla gama de combustíveis, incluindo:
-
Gasolina
-
Etanol E85 (Flex)
-
Metanol M100
-
Combustíveis sintéticos
Além disso, a Horse Powertrain garante que o sistema suporta tanto a tração dianteira (FWD) quanto a tração integral (AWD), mesmo em veículos compactos.
Com 17 fábricas e 5 centros de P&D globais, a Horse Powertrain busca oferecer uma solução eficiente para os desafios da transição energética. Observadores do setor veem essa estratégia como uma resposta pragmática à infraestrutura de carregamento ainda limitada em muitos mercados e às diversas preferências dos consumidores por trens de força híbridos e a combustão de baixo carbono.
Leia aqui: Fiat Strada deve manter a liderança e ser o carro mais vendido do Brasil em 2025
Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fonte: garagem360






