Entre os equipamentos fornecidos estão três poltronas de coleta, três leitores de código de barras, refrigerador para armazenamento de bolsas de sangue, quatro bancadas, dois alicates de ordenha de bolsa de sangue, suporte de soro e freezer -30ºC. Também foram cedidos, por tempo indeterminado, um aparelho não invasivo para teste de hemoglobina com sonda e cabo Orsense, dois homogeneizadores com balança para bolsa de sangue e um visualizador de veias.
Segundo o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, a nova unidade beneficiará tanto a população local quanto moradores de outras regiões do Estado, aumentando o estoque de sangue disponível para cirurgias, emergências e tratamentos hospitalares.
O diretor do MT Hemocentro, Fernando Henrique Modolo, destacou que a unidade facilitará o acesso à doação de sangue em Várzea Grande, enquanto o processamento e os exames laboratoriais continuarão sendo realizados pelo Hemocentro em Cuiabá. “Realizamos uma capacitação de 12 dias para enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, copeira, profissional de limpeza e gestor, garantindo que todo o ciclo do sangue seja corretamente seguido na nova unidade”, afirmou.
A unidade está localizada na Avenida Gonçalo Botelho de Campos, 1.700, bairro Cristo Rei, e deve atender a população da região, contribuindo para manter os estoques de sangue do Estado sempre abastecidos.
Fonte: leiagora






