Barra do Garças Mato Grosso

Paciente de 70 anos atendido pela Carreta do Hospital de Câncer em Barra do Garças destaca importância de não se envergonhar

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word3

Barra do Garças recebeu, nesta sexta-feira (21), a Carreta do Hospital de Câncer de Mato Grosso, que realizou atendimentos gratuitos durante todo o dia, das 7h às 17h, no Centro de Referência Regional de Especialidades em Saúde (CRRES), antigo Cecap. A ação atendeu homens e mulheres com exames de rastreio e consultas que auxiliam na identificação precoce de diversos tipos de câncer.

Para participar, os pacientes passaram por avaliação médica nas UBS do município e foram encaminhados para a campanha da Carreta de acordo com a necessidade de cada um. Pacientes que não conseguiram passar por consulta médica antes, mas que possuíam alguma suspeita, puderam participar da ação mesmo assim, sendo direcionados para uma triagem e encaixados para fazer os exames, de acordo com a disponibilidade de vagas de cada uma das especialidades.

[Continua depois da Publicidade]

Entre os serviços oferecidos estiveram exames de mamografia, papanicolau, PSA, além de triagem para câncer de pele e de boca. Homens passaram pelo PSA, exame de sangue que identifica alterações na próstata com resultado em poucos minutos. As mulheres realizaram mamografia e papanicolau, dois métodos fundamentais para diagnosticar precocemente câncer de mama e de colo do útero. Também foram atendidos pacientes com feridas, lesões na pele e alterações na boca, que passaram por avaliação clínica.

Um dos moradores atendidos, Antônio Alves da Silva, de 70 anos, ressaltou a importância da iniciativa. “É muito importante fazer esses exames, pois quem sabe podemos prolongar nossos anos de vida através disso. A gente tem que se cuidar, não podemos ter vergonha, temos que aproveitar a oportunidade”, afirmou.

[Continua depois da Publicidade]

A secretária municipal de Saúde, Salete Terezinha Lauermann, destacou o engajamento do município. “É um projeto maravilhoso e Barra do Garças não poderia ficar de fora, por isso estamos aqui todos unidos para acolher a população”, disse.

A coordenadora de Atenção Básica, Vanessa Mendonça, explicou que a prevenção pode garantir a eficácia do tratamento em casos de diagnósticos. “A população se mobilizou para aderir à campanha e isso é muito bom, porque se for diagnosticado o câncer desde o início, a chance de cura é de 90%”, concluiu.

A parceria entre a Prefeitura de Barra do Garças e o Hospital de Câncer de Mato Grosso faz referência ao Novembro Azul, mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata. A iniciativa reforça a importância do diagnóstico precoce e do cuidado contínuo com a saúde.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.