Comparativo de SUVs: Renault Boreal desafia a liderança do Toyota Corolla Cross
Comparativo Renault Boreal vs. Toyota Corolla Cross: Boreal (R$ 214.990) tem mais porta-malas (522L) e torque (270 Nm), Corolla Cross (R$ 207.990) tem mais potência (177 cv) e 7 airbags. Veja o duelo!
O segmento de SUVs médios no Brasil ganhou um novo e forte competidor: o Renault Boreal, que chega para confrontar o reinado de modelos estabelecidos, como o Toyota Corolla Cross. Colocando em xeque o domínio de mercado da Toyota, o Boreal aposta em dimensões generosas, motorização moderna e um conjunto de tecnologia de ponta para atrair o consumidor.
Renault Boreal desafia a liderança do Toyota Corolla Cross
Uma análise das especificações das versões topo de linha, Boreal Iconic TCe e Corolla Cross XRX (a combustão), revela que o novato francês se destaca em atributos práticos, enquanto o japonês mantém a força de sua tradição e segurança passiva.
Em termos de espaço e porte, o Boreal leva clara vantagem. O modelo da Renault é mais longo e oferece uma cabine mais espaçosa graças ao entre-eixos superior, o que se traduz em maior conforto para os passageiros traseiros.
| Característica | Renault Boreal Iconic TCe | Toyota Corolla Cross XRX | Destaque |
| Comprimento | 4.556 mm | 4.460 mm | Boreal (Maior) |
| Entre-eixos | 2.702 mm | 2.640 mm | Boreal (Mais espaço interno) |
| Porta-malas | 522 Litros | 440 Litros | Boreal (Maior da categoria) |
| Altura Livre do Solo | 213 mm | 161 mm | Boreal (Melhor para vias irregulares) |

O porta-malas do Boreal, com 522 litros, é um dos maiores do segmento, sendo significativamente maior que o do rival da Toyota. Além disso, a altura livre do solo do Renault (213 mm) o torna mais apto a enfrentar buracos e estradas não pavimentadas.
Performance e Transmissão: Dois Caminhos Diferentes
A motorização é onde os dois SUVs divergem em filosofia. O Boreal investe no moderno downsizing com turbo, enquanto o Corolla Cross aposta na potência aspirada.
| Característica | Renault Boreal Iconic TCe | Toyota Corolla Cross XRX | Destaque |
| Motorização | 1.3 turbo flex | 2.0 aspirado flex | – |
| Potência (Etanol) | 163 cv | 177 cv | Corolla Cross (Maior Potência) |
| Torque (Etanol) | 270 Nm | 209 Nm | Boreal (Maior Torque) |
| 0–100 km/h | 9,5 s | 9,8 s | Boreal (Mais Ágil) |
| Câmbio | Dupla Embreagem EDC 6M | CVT 10M | Boreal (Mais rápido nas trocas) |

Apesar de o Corolla Cross (177 cv) ter uma potência máxima superior, o Boreal entrega um torque de 270 Nm já em baixa rotação, o que, combinado ao câmbio de dupla embreagem (EDC), garante uma aceleração de 0 a 100 km/h mais rápida e uma sensação de agilidade superior no uso diário. O Corolla Cross, com seu câmbio CVT, foca mais na suavidade e economia.
Consumo e Preços: Empate Técnico e Estratégia
Ambos os modelos apresentam um consumo de combustível similar e eficiente, mostrando um empate técnico nas médias.
| Modelo | Cidade (Gasolina) | Estrada (Gasolina) |
| Renault Boreal Iconic TCe | 11,2 km/l | 13,6 km/l |
| Toyota Corolla Cross XRX | 11,7 km/l | 13,0 km/l |

Em relação ao preço, o Boreal se posiciona de forma competitiva, com sua versão topo de linha sendo R$ 7 mil mais cara que a XRX a combustão do Corolla Cross:
| Modelo | Versões e Preços (R$) |
| Renault Boreal | Evolution TCe – R$ 179.990 / Iconic TCe – R$ 214.990 |
| Toyota Corolla Cross | XR – R$ 188.990 / XRX – R$ 207.990 |
Segurança e Tecnologia: Foco Diferente
A segurança é um ponto de forte rivalidade. O Boreal entrega um pacote tecnológico avançado de Assistência de Condução Nível 2 (com Controle Adaptativo e Centralização de Faixa), além de recursos exclusivos como alerta de saída segura e assistente de parada de emergência.
No entanto, o Corolla Cross XRX se destaca pela segurança passiva, oferecendo 7 airbags de série em todas as versões (incluindo o de joelho para o motorista), contra 6 airbags do Boreal, e o consagrado pacote Toyota Safety Sense (TSS). A XRX a combustão inclui Teto Solar Elétrico e outros itens de conforto.
Em resumo, o Corolla Cross é a escolha da razão para quem valoriza a reputação da marca, o histórico de confiabilidade, os 7 airbags e a economia de longo prazo (ou a versão híbrida). Já o Boreal é a aposta para quem busca mais espaço, desempenho ágil com turbo, porta-malas maior e um pacote tecnológico de assistência à condução mais refinado.
Entre o desempenho ágil do Boreal e a tradição da Toyota, qual SUV você levaria para casa? Comente sua escolha!
Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fonte: garagem360






