Cenário Agro

Startups de São Paulo se aproximam das pesquisas da Embrapa São Carlos em busca de parcerias

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word2

Trinta Agtechs do estado de São Paulo conheceram um pouco mais sobre os centros de pesquisa da Embrapa de São Carlos. O SpeedAgro, realizado pelo Sebrae-SP, passou pela Fazenda Canchim, sede da Embrapa Pecuária Sudeste, nesta quarta-feira, 12 de novembro. A iniciativa, segundo o gestor de inovação do Sebrae São Carlos, Ícaro Tiberti, é formar um espaço de interação entre as empresas e a Embrapa Pecuária Sudeste e a Embrapa Instrumentação.

Tiberti conta que o Speed ​​Agro é um programa de fortalecimento, focado em startups que oferecem soluções tecnológicas para o agronegócio. Envolva uma trilha de prosperidade para ajudar as empresas a ganhar escala, além de ações de acesso ao mercado, como visitas a feiras e eventos. Ele destaca que uma visita à Embrapa busca fomentar o desenvolvimento de negócios inovadores e permitir que as startups conheçam a expertise da instituição.

[Continua depois da Publicidade]

Em fevereiro, outro grupo participou da edição 2024/2025. De acordo com o pesquisador Alberto Bernardi, da Embrapa Pecuária Sudeste, desde então, articula-se uma parceria com uma dessas empresas para o desenvolvimento de um sistema de gestão. Segundo Bernardi, o estabelecimento de parcerias é o principal objetivo dessas visitas. O pesquisador explica que a Embrapa possui sistemas agropecuários de alta eficiência e quer agregar novas tecnologias e soluções inovadoras trazidas pelas startups.

O analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa Instrumentação, Carlos Renato Marmo, acredita que essa interação é uma oportunidade para a Embrapa abrir portas para parcerias e para o desenvolvimento de projetos conjuntos. Marmo enfatiza que as startups podem ajudar a suprir lacunas e levar soluções tecnológicas e produtos para o mercado. Ele diz que a colaboração é necessária para o avanço da inovação no setor.

[Continua depois da Publicidade]

Além das apresentações, o grupo de startups viu na prática sistemas integrados de produção e o funcionamento de uma ordem voluntária robotizada.

Fonte: cenariomt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.