marcou profundamente a memória coletiva – e ainda figura entre os . No entanto, há outra obra dentro do gênero que choca e comove tanto quanto a obra de – e até mais…
Quem acompanha já deve ter percebido há muito tempo que os filmes do estúdio de animação de também são voltados para o público adulto. É o caso do drama de guerra , um tour de force semiautobiográfico da Segunda Guerra Mundial que é difícil de digerir.
Prepare seus lenços: Isto é o que te espera em Túmulo dos Vaga-Lumes
Poucas semanas antes do , a cidade japonesa de Kobe, composta em grande parte por casas de madeira, está em chamas. Seita, de 14 anos, conseguiu salvar a si mesmo e sua irmãzinha Setsuko. Os dois não têm ideia do que está acontecendo com sua mãe, que foi forçada a se refugiar em um abrigo.
Toho
Em um centro de sobreviventes, Seita finalmente descobre que sua mãe sofreu queimaduras graves e provavelmente não terá muito tempo de vida. Ele decide poupar Setsuko da verdade por enquanto – antes que os dois acabem ficando com a tia insensível, que pouco se importa com os irmãos. Então, os dois partem sozinhos para combater a fome, a pobreza e as doenças…
Filmes de guerra não visam apenas entreter e cativar, mas servem principalmente como um memorial. E para que cumpram seu propósito, é essencial retratar tanto os horrores no campo de batalha sem embelezamento, quanto as consequências devastadoras que acompanham e, em última análise, moldam a sociedade por anos e décadas. E Túmulo dos Vaga-Lumes é um excelente exemplo em ambos os aspectos.
A fome, os bombardeios e a indiferença experimentada pela vida humana em tempos de guerra são retratados com impiedade e realismo. Combinada com as imagens pictóricas e a poesia visual, a história de Seita e Setsuko torna-se uma tragédia dolorosa e quase incomparável sobre a perda da inocência infantil e o poder indomável da esperança de que ainda há uma pequena luz no fim de cada túnel. Mesmo que seja apenas a de um vaga-lume.
O filme está na Netflix.
Fonte: adorocinema






