As visitas foram conduzidas pelo secretário-adjunto da Atenção Secundária, Odair Mendonça da Silva, acompanhado de equipes técnicas e do engenheiro responsável pela empresa contratada para executar os reparos e adequações. As obras começam no dia 12 de novembro e incluem reforma completa dos telhados, pintura geral, adequação dos boxes de emergência, adaptação de torneiras e reforma dos banheiros.
Segundo Odair Mendonça, as intervenções têm como objetivo oferecer mais conforto, segurança e agilidade no atendimento aos usuários. “Estamos promovendo uma reorganização total dos fluxos e protocolos nas UPAs, adequando as estruturas físicas e os processos de trabalho para alcançar um novo patamar de excelência na assistência”, destacou.
As melhorias fazem parte de um plano estratégico que inclui diagnóstico situacional, padronização de rotinas e fluxos assistenciais, atualização do regimento interno e criação de comissões locais de qualidade. Também estão previstas ações de educação permanente e implantação de protocolos de segurança do paciente, com apoio de instituições de ensino, como a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Além do projeto, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), recebeu na segunda-feira (10) o Selo Prata de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical de HIV, concedido pela Comissão Nacional de Validação (CNV), do Ministério da Saúde. A certificação reconhece o compromisso do município com políticas públicas de prevenção, diagnóstico e cuidado integral voltadas à saúde materno-infantil, consolidando Cuiabá como referência em boas práticas de assistência.
De acordo com o parecer da CNV, o município atendeu a todos os critérios mínimos estabelecidos pelo Guia para Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e/ou Sífilis e/ou Hepatite B. O reconhecimento reforça os avanços da capital nas ações de vigilância, acompanhamento das gestantes e fortalecimento da rede de atenção básica e hospitalar.
Com o Selo Prata de Boas Práticas, Cuiabá reafirma seu protagonismo na saúde pública, demonstrando que o investimento em estrutura, qualificação profissional e gestão de resultados garante avanços concretos e reconhecidos nacionalmente.
Fonte: leiagora






