Quando estreou em 2024, poucos imaginavam que o filme dirigido por e estrelado por e mudaria a história do Oscar. Apesar do desempenho modesto nas bilheterias, o longa-metragem acendeu um debate que resultou em uma nova categoria na premiação mais famosa do cinema.
Nas bilheterias, o filme mal se pagou: custou 130 milhões de dólares e só arrecadou 181 milhões mundialmente. No entanto, O Dublê já se tornou importante em Hollywood ao dar visibilidade ao trabalho dos dublês.
Em abril de 2025, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou a criação do Oscar de Realização em Design de Dublês, que passa a valer oficialmente em 2028. Filmes lançados a partir de 2027 poderão concorrer ao prêmio, que reconhece o trabalho de coordenadores e equipes de dublês — um reconhecimento inédito na história da cerimônia.
Para Leitch, ex-dublê e agora diretor de ação de sucesso, O Dublê teve papel direto nessa virada. Em entrevista à The Hollywood Reporter, ele destacou que o filme “mudou a conversa” dentro da indústria.
“Foi ideia da Kelly [McCormick, produtora e esposa de Leitch] propor aos sindicatos que mudassem o termo ‘coordenador de dublês’ para ‘designer de dublês’. Isso ajudou a cristalizar na mente da Academia que se trata de um ofício, como o design de produção ou de figurino. É design de ação, é design de dublês. A defesa de Emily e Ryan também foi fundamental.”
De fracasso de bilheteria a símbolo de reconhecimento
Inspirado na série dos anos 1980, O Dublê acompanha Colt Seavers (Gosling), um dublê que volta ao trabalho após um acidente e acaba envolvido em uma trama de conspiração e romance com sua ex, Jody (Blunt). O longa-metragem se destacou pelo uso de cenas práticas, uma marca de Leitch, que também trabalhou em e .
Antes mesmo do lançamento, o diretor já cobrava reconhecimento para os profissionais da área. Em conversa com a Empire Magazine, desabafou:
“É desanimador ver que, por toda minha carreira, a comunidade de dublês vem pedindo à Academia para ser reconhecida como um departamento tão importante quanto os outros. É difícil ver todo mundo comemorando no Oscar e saber que ficamos de fora.”
Leitch também lembrou que esses profissionais são parte essencial da criação visual dos filmes. “Você está nas mesmas reuniões com os designers de produção e de figurino, porque também é chefe de departamento. É inacreditável que ainda não sejamos vistos como algo que acrescenta valor.”
O Dublê está disponível no Prime Video.
Fonte: adorocinema






