AL-MT

Wilson Santos promove homenagem aos pioneiros da saúde no novo Hospital Central

Grupo do Whatsapp Cuiabá
2025 word1
2025 word1

Foto:
Luciano Campbell/ALMT

O governador Mauro Mendes (União) anunciou, na última sexta-feira (7), a inauguração do Hospital Central de Alta Complexidade de Mato Grosso, em Cuiabá, que ocorrerá no dia 19 de dezembro, com 11 alas ou blocos que terão nomes de personalidades que se destacaram na área da saúde e no campo social. Dentre os homenageados estão os indicados pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD), por meio dos Projetos de Lei n.º 952/2020 e nº 297/2024: o médico e pioneiro da dermatologista no estado, Benedito Vieira de Figueiredo, o Doutor Bené, e o médico Ivens Cuiabano Scaff, que teve destaque no setor da saúde, como também por ter sido escritor e membro da Academia Mato-Grossense de Letras.

A nova unidade, que será gerida pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, será nomeada como Hospital Central de  Alta Complexidade de Mato Grosso, cabendo, agora, definir os nomes às alas ou blocos da nova unidade hospitalar.

“A Assembleia Legislativa tem recebido dezenas de sugestões de nomes, principalmente de pessoas que deram a sua vida em favor da saúde dos outros. Estive com o deputado estadual Júlio Campos (União) nas obras do hospital e identificamos 11 alas. Já tem um projeto apresentado, para que o saudoso pastor Sebastião de Souza também seja homenageado. Também, estamos levantando nomes para serem homenageados no futuro hospital universitário Júlio Müller, como o de Benedito Canavarros, Carlos Botelho e Coronel Nadim, que trabalharam para a saúde pública. Essa é a oportunidade que temos para contemplar médicos, enfermeiros e assistentes sociais que fizeram parte da saúde de Mato Grosso”, comentou.

Além de Doutor Bené e Ivens Cuiabano Scaff, outras sugestões de nomes para as alas do hospital central são da pioneira na enfermagem em Mato Grosso Amália Curvo de Campos, também de Luiz Antônio Vitório Soares, eleito o deputado mais jovem na Assembleia Legislativa, em 1982, com apenas 23 anos e que foi secretário de Saúde da capital.

O Hospital Central de Alta Complexidade possui 32 mil m² de área construída, em que terá 60 de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), 36 de Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs) e 191 de enfermarias. Todo o atendimento à população será 100% gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com previsão de funcionamento para o dia 19 de janeiro, com oferta de diferentes especialidades médicas.

Fonte: al.mt.gov.br
Autor: Gabinete do deputado Wilson Santos

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.