Felipe Massa vai ser conseguir o título de 2008 da Fórmula 1? Entenda o processo do escândalo ‘Singapuragate’
Felipe Massa, em Interlagos, comenta o processo multimilionário contra F1 e FIA pelo Singapuragate e busca por justiça no resultado do campeonato de 2008.
De volta ao Autódromo de Interlagos, palco que o consagrou vencedor de dois GPs do Brasil na F1 em 2006 e 2008, Felipe Massa falou sobre os desdobramentos de seu processo judicial. O ex-piloto da Ferrari participou das primeiras audiências de sua ação contra a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), a Formula One Management (FOM) e Bernie Ecclestone (ex-presidente da F1) em razão do impacto do escândalo do Singapuragate no campeonato de 2008.
Felipe Massa vai ser conseguir o título de 2008 da Fórmula 1?
Massa e sua equipe de advogados participaram de três dias de audiência na Corte Inglesa, no Reino Unido, na última semana. O piloto demonstrou satisfação com o andamento:
“Saímos otimistas (das primeiras audiências), sem dúvida. Os advogados fizeram um trabalho explicando toda a situação da maneira correta, e agora é esperar a decisão do juiz. É um juiz que pelo menos parece entender um pouco, ter estudado o caso. Isso é positivo, vamos esperar a decisão dele mas logicamente estamos positivos”, disse Massa.
A expectativa é que o juiz responsável pelo caso, Robert Jay, se pronuncie em até três meses, embora um veredito possa ser antecipado. A decisão pode ser favorável a Massa (parcial ou integralmente), ou pode acatar o pedido dos réus para que o processo não avance. Caso a manifestação seja negativa, a defesa do piloto pode recorrer.

Busca por Justiça, não pelo título de Hamilton
Questionado sobre seu objetivo, Massa reforçou que sua luta é por justiça no esporte: “É por isso que a gente sempre lutou, e isso é o que sempre tem que ter. A justiça do esporte, que é o que importa. Eu espero que a gente consiga trabalhar em cima daquilo que não foi correto, por um piloto, e que não aconteça com nenhum piloto o que eu passei.”
A defesa do brasileiro fez questão de reforçar em seu pedido que não busca tirar o título de 2008 de Lewis Hamilton, campeão daquele ano.
No processo, que tem 41 páginas, a defesa de Massa solicita uma indenização de 64 milhões de libras (cerca de R$ 452 milhões) e duas declarações cruciais de responsabilidade relacionadas à batida proposital de Nelsinho Piquet no GP de Singapura de 2008:
“A FIA agiu em violação de seus próprios regulamentos ao não investigar prontamente as circunstâncias do acidente (de Nelsinho Piquet) em 2008.”
“Se a FIA não tivesse agido em violação de seus próprios regulamentos, ela teria cancelado ou ajustado os resultados do Grande Prêmio de Singapura, com a consequência de que o Sr. Massa teria vencido o Campeonato de Pilotos de 2008.”
O escândalo, batizado de “Singapuragate”, só foi revelado em 2009, quando o Conselho Mundial de Automobilismo (WMSC) confirmou a colisão premeditada. Na época, no entanto, o regulamento esportivo da F1 só permitia contestar resultados até a cerimônia de premiação anual, que havia ocorrido em dezembro de 2008.
Você acompanha o caso Singapuragate? Acredita que Felipe Massa deve ser compensado pela falha em investigar o escândalo em 2008? Deixe sua opinião sobre a busca por justiça no esporte!
Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fonte: garagem360






