Luz da injeção acesa: 5 problemas comuns que ela indica e o risco de ignorar
Luz da injeção acesa é pânico na certa. Pode ser combustível ruim ou o catalisador (caro!), e ignorar é risco. Saiba o que fazer
A luz da injeção acesa no painel é um dos maiores medos de todo motorista, pois ela raramente acende por um bom motivo. Esse alerta indica que a central eletrônica detectou uma falha que pode prejudicar o motor ou aumentar a poluição. Acompanhe o Garagem360 e veja o que fazer!
O que significa a luz da injeção acesa no painel?
A princípio, essa luz amarela (ou laranja) parece um pequeno motor; vamos dizer que ela é o “dedo-duro” do carro. O sistema de injeção eletrônica monitora dezenas de sensores o tempo todo, e se um deles manda um sinal estranho, a luz acende no painel.

E claro, o maior medo dos motoristas é que o problema seja grave. Um carro pode até continuar andando com a luz acesa, mas ignorar esse aviso pode transformar um defeito simples em um prejuízo gigante.
Por isso, hoje o Garagem360 vai te mostrar algumas coisas que podem fazer com que essa luz comece a piscar no seu painel. Vamos lá?
1. Combustível adulterado ou de má qualidade
Essa é uma das causas mais comuns no Brasil. Se você abasteceu e a luz acendeu logo depois, pode desconfiar. Gasolina ou etanol “batizados” não queimam direito. Isso engana os sensores do carro. O motor falha, engasga e a central acusa o erro.
Muitas vezes, a luz apaga sozinha após você rodar com combustível de boa qualidade. É bom ficar de olho!
2. Tampa do tanque de combustível frouxa
Pode parecer bobagem, mas é um defeito real. A tampa do tanque precisa vedar o sistema. Isso impede que os vapores do combustível saiam para a atmosfera (poluindo). Se você esqueceu a tampa mal fechada ou se a borracha dela ressecou, o sistema detecta essa “fuga” de vapor.
Em muitos carros, isso já é o bastante para acender a luz da injeção. Vale a pena verificar.
3. Velas e cabos de ignição
Similarmente, o sistema de ignição é vital. Velas de ignição gastas ou cabos ressecados dão uma faísca fraca. A queima do combustível dentro do motor fica ruim, por isso que o carro “engasga” ou falha.
O sensor de oxigênio percebe essa falha na queima. Ele avisa a central, que acende a luz de alerta. É uma manutenção relativamente barata, mas que evita problemas maiores.
Escrito por
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
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Fonte: garagem360






