4 carros ideais para iniciar no universo do Tuning no Brasil
Descubra 4 carros acessíveis e ideais para começar no mundo do tuning no Brasil. Conheça as vantagens do Gol AP, Civic, Chevette RWD e Uno para modificações de performance e estética.
Entrar para o mundo do tuning — a arte de personalizar e aprimorar um veículo — exige paixão, criatividade e, principalmente, uma boa base. Para o entusiasta brasileiro, o carro ideal de projeto (o famoso project car) deve ser acessível, ter mecânica robusta e, crucialmente, oferecer uma vasta oferta de peças de reposição e modificação.
4 carros ideais para iniciar no universo do Tuning no Brasil
Baseado na cultura automotiva e na disponibilidade de componentes no mercado nacional, selecionamos 4 modelos que são a porta de entrada perfeita para quem deseja transformar seu carro e ter um projeto único:
1. Volkswagen Gol (Geração quadrada e bola)
O Volkswagen Gol é um ícone nacional e, nas suas primeiras gerações (como a quadrada e a bolinha), é o rei incontestável do tuning de performance no Brasil.
Por que é ideal: Sua longevidade no mercado e a popularidade o tornam um dos carros mais fáceis de mexer. A plataforma é extremamente conhecida, e o motor AP (encontrado em muitas versões) é lendário pela sua robustez e facilidade de preparo, aceitando desde modificações aspiradas até turbos de alta potência.
Oportunidades de Tuning: Suspensão, rodas, alterações no motor (turbina, injeção, comando de válvulas), e uma infinidade de peças estéticas. A comunidade de fãs é enorme e disposta a ajudar.

2. Honda Civic (Gerações Anteriores a 2000)
Para quem busca um projeto com foco em equilíbrio entre desempenho e manuseio, além de um estilo mais alinhado à cultura JDM (Japanese Domestic Market), o Honda Civic mais antigo (especialmente antes dos anos 2000) é a escolha certa.
Por que é ideal: Confiabilidade mecânica e um chassi que responde muito bem a acertos de suspensão. O mercado de aftermarket (peças de modificação) para o Civic é vastíssimo globalmente, o que facilita encontrar kits de alta performance, desde sistemas de escape até swaps de motores mais potentes.
Oportunidades de Tuning: É um carro versátil. Pode ser transformado em um autocrosser (carro de pista para curvas), drag car (arrancada) ou um projeto de carro de rua com visual limpo e esportivo.

3. Chevrolet Chevette
Para o entusiasta que sonha com a emoção da tração traseira (RWD) sem gastar muito, o Chevette é a melhor opção para começar.
Por que é ideal: É um dos carros RWD mais acessíveis no Brasil. A tração traseira é fundamental para modalidades como drift e proporciona uma experiência de direção completamente diferente da tração dianteira. Embora o motor original seja simples, sua arquitetura permite modificações significativas, incluindo a troca por propulsores mais potentes (o famoso swap).
Oportunidades de Tuning: Suspensão reforçada, adaptações para drift e, frequentemente, troca do motor (o motor AP, por exemplo, é uma adaptação popular) para maior desempenho. É a base ideal para quem quer um carro de pista ou de arrancada com baixo custo inicial.

4. Fiat Uno
Um ícone de robustez e economia, o Fiat Uno prova que o tuning acessível está em alta no Brasil.
Por que é ideal: É econômico e possui uma mecânica simples e barata de manter. Sua popularidade garante peças de reposição em qualquer esquina. Embora não seja o carro mais potente de fábrica, o Uno aceita bem preparações leves e médias. Versões mais antigas podem ser um excelente ponto de partida para projetos “sleeper” (visual simples com motor potente).
Oportunidades de Tuning: Upgrades leves de motor (como a instalação de turbinas pequenas), acerto de suspensão para deixá-lo mais baixo e uma grande variedade de opções estéticas, como rodas e body kits mais esportivos.
Qual desses carros você escolheria para o seu primeiro projeto de tuning? Você tem um project car que não está na lista? Compartilhe sua experiência, dicas e qual é o carro dos seus sonhos para modificar!
Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Escrito por
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fonte: garagem360






