A 93 km de Vitória, o município de Piúma oferece um prato cheio de atrações focadas em paisagens naturais, em um local simples e pacato. São praias, ilhas e morros para quem deseja se aventurar.
Vizinho a Anchieta, outro destino procurado por quem quer fugir de destinos mais agitados como Guarapari, a comunidade de Piúma vive da pesca artesanal e do turismo.
Conheça mais sobre as atrações locais.
Praias de Piúma
Grandes cartões-postais do município, as praias têm proeminência no imaginário de quem visita essa cidade capixaba. A principal delas leva o nome da cidade: a Praia de Piúma tem um mar calmo com poucas ondas, mas, pela localização central, é também a mais movimentada. É uma alternativa para quem não abre mão da infraestrutura para curtir a beira d’água sem perrengues.
Mas se o seu estilo é algo mais tranquilo, talvez valha a pena buscar a Praia do Pau Grande (pu Portinho), também com águas calmas, mas muito deserta na maior parte do ano.
Já quem busca águas mais agitadas para o surfe costuma se dirigir para a foz do Rio Piúma, onde ficam a Praia Doce e a Boca da Barra. Cuidado, porém, com os barcos de pesca, que circulam bastante nessa área e podem dificultar os esportes aquáticos.

Outro ponto famoso da cidade é o Monte Aghá, em frente à praia de mesmo nome, mais retirado: a 6 km da sede do município. À beira-mar e com 340 metros de altura, é um local muito procurado para uma vista panorâmica da região e do pôr do sol, além de contar com uma vegetação marcada por bromélias e orquídeas.
Ilhas de Piúma
Uma experiência mais remota pode ser encontrada nas ilhas espalhadas pelo litoral de Piúma, mais facilmente acessíveis mediante a contratação de transporte na cidade – embora seja possível fazer alguns caminhos a pé, a depender das marés.

A Ilha do Gambá, apesar do nome insular, na verdade é conectada ao continente por uma estreita faixa de terra, e é possível chegar de carro – também é do local que saem os transportes para as outras duas ilhas. O principal atrativo, porém, depende da maré: conforme o momento, as praias do local formam piscinas naturais de águas calmas.
Já a Ilha do Meio, também chamada de Ilha dos Namorados, fica entre as Ilhas dos Cabritos e do Gambá. O local é bastante visitado para pesca de arremesso e observação de aves. Além disso, também tem trilhas ecológicas.
A Ilha dos Cabritos, por sua vez, é acessada somente por embarcação. Ela é coberta por mata nativa, e possui uma pequena praia com águas cristalinas.
Fonte: viagemeturismo





