Segundo ele, em um dos casos, o presidente do instituto beneficiado era chefe de gabinete de um vereador, e a entidade sequer possuía sede.
“Existem algumas emendas das quais a gente não executou, porque tratam de institutos cujo presidente é funcionário da Câmara, servidor de gabinete. Teve um instituto que tinha uma proposta de emenda em que o presidente era chefe de gabinete de um dos vereadores, e o instituto nem prédio tinha, nem nada. Esse tipo de emenda nós não vamos executar”, declarou.
O prefeito reforçou que a Prefeitura está realizando um “filtro rigoroso” sobre o destino das emendas, especialmente aquelas voltadas a instituições sociais e associações.
“Nós vamos trabalhar com responsabilidade e fazer um filtro bem rígido em relação aos institutos e associações que recebem as emendas do município, para que o dinheiro seja aplicado com melhores resultados para a população”, completou.
Diante da denúncia, a presidente da Câmara, Paula Calil (PL), defendeu a importância das emendas e disse ter procurado o prefeito para discutir a execução das verbas.
Segundo ela, a melhor saída é o diálogo direto entre o Executivo e cada vereador, com a possibilidade de trocar o instituto beneficiado, se necessário, para que os recursos sejam efetivamente pagos.
“Procurei o prefeito na sexta-feira para tratar das emendas dos vereadores, porque elas são muito importantes, é quando o vereador consegue fazer um trabalho social e atender a comunidade. O prefeito alegou, de forma discreta, que há problemas com alguns institutos. Então chegamos a um consenso: chamem o vereador, conversem, troquem o instituto, mas atendam as emendas que foram colocadas na LOA do ano passado”, afirmou.
Paula destacou ainda que vai se reunir com os parlamentares para repassar o conteúdo da conversa com Abilio e que é preciso garantir, ao menos, o empenho das emendas ainda este ano, mesmo que o pagamento seja feito em 2026.
“Sabemos das dificuldades financeiras do município, mas é importante que, se não conseguirem executar neste ano, deixem as emendas empenhadas para o próximo, para que os vereadores tenham retorno e sejam atendidos. Esse é o meu pedido”, frisou.
Fonte: Olhar Direto