No dia do professor, 15 de outubro, o prefeito Abilio Brunini e a primeira-dama Samantha Iris lançaram oficialmente nesta quarta-feira (15) o projeto “Livro Livre”.
Trata-se de um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) que incentiva estudantes do 1º ao 5º ano das escolas públicas de Cuiabá a trocar, todos os dias, 15 minutos de telas de aparelhos celulares, tablets e TVs por 15 minutos de leitura.
O projeto vai abranger 82 escolas, contemplando 35 mil alunos. Cada criança recebe um kit com cinco livros. Os materiais são adaptados de acordo com a faixa etária, contendo histórias em quadrinhos, poemas e contos literários.
Na sexta-feira de cada semana, cada aluno deverá produzir uma redação. A ideia é que os professores possam melhor ensiná-los a respeito do conteúdo gramatical, construção de frases, parágrafos e outros aspectos da Língua Portuguesa.
A primeira entrega de livros ocorreu na manhã desta quarta-feira (15) na escola professora Gracildes Melo Dantas, localizada no bairro Altos da Glória.
O prefeito Abilio Brunini participou de uma roda de conversa com alunos e professores para incentivar a prática da leitura.
“A escola é a fonte do saber. O município é responsável pelos anos iniciais e queremos, desde já, contribuir para a formação de futuros profissionais. Nossa meta é ter crianças ricas em conhecimento. E a família é fundamental neste processo”, declarou o prefeito Abilio Brunini.
A primeira dama Samantha Iris enalteceu o projeto “Livro Livre”. “É o resgate de um bom hábito. Unir alunos, professores e pais para cultivar o hábito da leitura”, disse.
O secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, ressaltou a importância da escola em incentivar o hábito da leitura. “Diversas redes de ensino estão incentivando a leitura analógica, a presença dos livros físicos, deixando de lado esses meios digitais. A leitura infantil favorece o desenvolvimento cognitivo, a criatividade e a imaginação, além de aprimorar a linguagem e a alfabetização”.
#PraCegoVer
A foto ilustra o prefeito Abilio Brunini vestido de camisa cinza e ajoelhado numa posição de foto. Ele está cercado de crianças que exibem a capa de livros.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Autor: Rafael Costa
Foto: Erlan Aquino