Sophia @princesinhamt
Notícias

Descubra o Afroturismo na 1ª Exposição em Vila Bela da Santíssima Trindade

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

1ª Exposição de Afroturismo é realizada em Vila Bela da Santíssima Trindade

O evento é uma iniciativa do Sebrae/MT em parceria com a prefeitura do Município; programação é gratuita

Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT
ASN MT
15/10/2025 às 11:05 Atualização
15/10/2025 às 11:46

A cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade vai sediar, nos dias 7 e 8 de novembro, a “Afro Expo”, o primeiro evento itinerante de Afroturismo de Mato Grosso. A iniciativa da programação, realizada na região central da cidade, é do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), em parceria com a Prefeitura do Município.

A gestora estadual do Turismo do Sebrae/MT, Fabíola Lima, explica que o projeto surge com o conceito itinerante, pois prevê ser realizado em outras regiões. “A Afro Expo nasce em Vila Bela, mas a ideia é que este evento siga para outros locais com potenciais afroturísticos de Mato Grosso”, destaca.

2025 word2
A Prefeitura do Município é parceira da programação. Ao centro, o prefeito Jacob André junto com lideranças do Sebrae/MT

Nos dois dias de evento, será oportunizado aos participantes, oficinas práticas, palestrantes nacionais, painéis com empreendedores Afro, apresentações culturais, feira de artesanato e Famtour com operadoras afroturísticas. Toda a programação será gratuita.

“O propósito deste evento é valorizar o patrimônio material e imaterial da cultura afro-brasileira, estimular o afroempreendedorismo com foco em turismo e mapear experiências e potencialidades do afroturismo na região e em outros municípios do estado”, enfatiza o coordenador da Agência do Sebrae/MT de Pontes e Lacerda, Douglas Lindote.

2025 word2
Bebida artesanal produzida no município

O município de Vila Bela da Santíssima Trindade tem potencial turístico. Foi a primeira capital de Mato Grosso e a região central da cidade mantém as ruínas de uma catedral do período colonial, que é um marco histórico da cidade. Além das festas culturais, o município é reconhecido também pela produção do licor artesanal Canjinjin, uma bebida apreciada pelos moradores e visitantes.

Fonte: Sebrae

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.