Ficha técnica VW Tera: TUDO sobre preços, motor e consumo de cada versão
Confira a ficha técnica VW Tera completa. Saiba tudo sobre preços, motor, equipamentos e versões do SUV compacto da Volkswagen.
A ficha técnica VW Tera revela os detalhes do novo SUV compacto que a Volkswagen prepara para o mercado, com quatro versões bem definidas. O modelo 2026 chega com opções de motor 1.0 MPI e 1.0 TSI, prometendo forte concorrência no segmento de utilitários esportivos. Acompanhe o Garagem360 e confira!
O que preciso saber sobre o VW Tera?
Atualmente, o SUV da Volkswagené oferecido com duas opções de motorização 1.0. As versões de entrada contarão com o conhecido motor 1.0 MPI de três cilindros, que entrega até 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque quando abastecido com etanol, sempre associado a um câmbio manual de cinco marchas.

Já as configurações mais caras trarão o eficiente motor 1.0 TSI turbo. Este propulsor eleva a potência para 116 cv e o torque para 16,8 kgfm com etanol. Nessas versões, o consumidor poderá escolher entre uma transmissão manual de seis marchas ou uma automática de seis velocidades.
Quais são as versões e os preços do Tera?
O Volkswagen Tera 2026 chegou ao mercado em quatro versões distintas, com uma faixa de preços que vai de R$ 105.890 podendo ultrapassar os R$ 150.000. A estratégia da marca é oferecer desde uma configuração mais básica e funcional até uma topo de linha recheada de tecnologia e segurança.
Confira abaixo a lista completa de versões e seus respectivos preços públicos sugeridos:
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Tera MPI: R$ 105.890
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Tera TSI MT: R$ 105.890
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Tera Comfort TSI AT: R$ 105.890
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Tera High TSI AT: entre R$ 105.890 a R$ 150.000
Versões de entrada: Tera MPI e TSI Manual
A versão de entrada Tera MPI já vem bem equipada de fábrica. Ela conta com seis airbags, controle de estabilidade e tração, frenagem autônoma de emergência, assistente de partida em rampa e a central multimídia VW Play de 10,1 polegadas. O visual é mais simples, com rodas de aço de 15 polegadas com calotas.
Subindo para a Tera TSI MT, o SUV ganha o motor turbo e mais equipamentos. Ela adiciona faróis e lanternas em LED, rodas de 16 polegadas, painel de instrumentos digital de 8 polegadas, câmera de ré e volante multifuncional com acabamento premium.
Versões topo de linha: Comfort e High automáticas
A Tera Comfort TSI AT é a primeira opção com o câmbio automático de seis marchas. Ela se destaca pelo conforto, adicionando ar-condicionado digital “Climatronic Touch”, rodas de liga leve de 17 polegadas, sensores de estacionamento dianteiros, acesso sem chave (Kessy) e volante com aletas para trocas de marcha (shift paddles).

No topo da gama, a Tera High TSI AT reúne tudo o que o SUV tem a oferecer. Ela já vem com o painel digital de 10,25 polegadas, monitoramento de pressão dos pneus, bancos com revestimento premium e teto pintado na cor preta. Como opcional, pode receber o pacote ADAS com assistente de faixa e detector de ponto cego.
Ficha técnica VW Tera
Abaixo, você confere a ficha técnica com as principais especificações do novo Tera:
Ficha Técnica – VW Tera 1.0 (MPI MT, 170 TSI MT, 170 TSI AT) | |||
Categoria | Tera 1.0 MPI MT | Tera 1.0 170 TSI MT | Tera 1.0 170 TSI AT |
Motorização | 1.0 MPI Flex | 1.0 TSI Flex Turbo | 1.0 TSI Flex Turbo |
Potência (cv) | 77 (G) / 84 (E) | 109 (G) / 116 (E) | 109 (G) / 116 (E) |
Torque (kgfm) | 9,4 (G) / 10,3 (E) | 16,8 (G/E) | 16,8 (G/E) |
Cilindrada (cm³) | 999 | 999 | 999 |
Câmbio | Manual de 5 marchas | Manual de 5 marchas | Automático de 6 marchas |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 14,3 (G) / 13,8 (E) | 10,2 (G) / 10,1 (E) | 11,8 (G) / 11,7 (E) |
Velocidade Máxima (km/h) | 158 (G) / 162 (E) | 183 (G) / 187 (E) | 180 (G) / 184 (E) |
Consumo Médio (km/l) | Não informado | Não informado | Não informado |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.078 | 1.130 | 1.169 |
Carga útil (kg) | 387 | 450 | 451 |
Porta-malas (l) | 350 (VDA) / 407 (máx.) | 350 (VDA) / 407 (máx.) | 350 (VDA) / 407 (máx.) |
Tanque de combustível (l) | 50 | 50 | 50 |
Pneus | 185/65 R15 | 205/60 R16 | 205/60 R16 ou 205/55 R17 |
Freios traseiros | Tambor Ø 203×38 mm | Disco Ø 230×9 mm | Disco Ø 230×9 mm |
Freios dianteiros | Disco ventilado Ø 256×22 mm | Disco ventilado Ø 276×24 mm | Disco ventilado Ø 276×24 mm |
Suspensão dianteira | McPherson com mola helicoidal | McPherson com mola helicoidal | McPherson com mola helicoidal |
Suspensão traseira | Eixo de torção com mola helicoidal | Eixo de torção com mola helicoidal | Eixo de torção com mola helicoidal |
Direção | Elétrica | Elétrica | Elétrica |
Diâmetro de giro (m) | 11,5 | 10,5 | 10,5 |
Peso rebocável (kg) | 735 (com freio) / 387 (sem freio) | 800 / 450 | 800 / 451 |
Comprimento (mm) | 4147 | 4151 | 4151 |
Largura (mm) | 1777 (sem espelhos) | 1777 (sem espelhos) | 1777 (sem espelhos) |
Altura (mm) | 1504 | 1504 | 1504 |
Distância entre-eixos (mm) | 2566 | 2566 | 2566 |
Revisões | A cada 10.000 km ou 1 ano |
Com uma gama variada que atende desde quem busca o essencial até quem quer tecnologia de ponta, o VW Tera se posiciona como um forte concorrente no segmento de SUVs compactos.
E você, o que achou das versões do novo SUV? Deixe sua opinião nos comentários!
Escrito por
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.
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Fonte: garagem360