COP30
O documento “Agropecuária Brasileira na COP 30”, elaborado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e ratificado pelas federações estaduais, apresenta ao mundo os compromissos e resultados alcançados pelo setor agropecuário brasileiro no campo da sustentabilidade. A publicação destaca práticas consolidadas como o plantio direto, a integração lavoura-pecuária-floresta, a recuperação de áreas degradadas e o uso de bioinsumos, mostrando que o Brasil possui uma das agriculturas mais eficientes e ambientalmente responsáveis do planeta.
ESTADOS UNIDOS
O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) realizou, missão oficial aos Estados Unidos, com agendas em Nova York e Washington. A comitiva foi liderada pelo Secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luís Rua, acompanhado pela adida agrícola do Brasil nos EUA, Ana Viana. Em Nova York, a delegação participou da sessão da First Movers Coalition for Food, organizada pelo Fórum Econômico Mundial. O encontro reuniu representantes de governos, organizações não governamentais e empresas para discutir inovação e sustentabilidade nos sistemas alimentares.
EXPOALIMENTARIA – PERU 2025
O Brasil foi reconhecido, pelo terceiro ano consecutivo e pela quinta vez na história, com o prêmio de Melhor Estande Internacional na Expoalimentaria 2025, realizada em setembro, em Lima (Peru). O Pavilhão Brasil foi organizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE). A missão oficial foi liderada pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luís Rua.
CONSELHO AGRÍCOLA DO SUL (CAS)
Os dados da balança comercial brasileira de produtos agropecuários foram apresentados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) durante a Reunião Presencial do GT2 – Sistema de Informação de Mercado do Conselho Agrícola do Sul (CAS), em Buenos Aires, Argentina. As informações comporão o Anuário Estatístico de comércio exterior de produtos de base agrária, consolidado a partir das contribuições enviadas por cada país membro.
AMÉRICA LATINA E CARIBE
A inteligência artificial (IA) marca um caminho para transformar a agricultura na América Latina e no Caribe (ALC). Isso foi apresentado no evento Inovando na Agricultura com IA: da Visão à Ação , que marcou o encerramento da Semana da Agricultura Digital (SAD) 2025 , organizada pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) em conjunto com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), CAF-Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe, Bayer, o Programa Cooperativo para o Desenvolvimento da Tecnologia Agroalimentar e Agroindustrial do Cone Sul (PROCISUR), a Universidade de Córdoba na Espanha e a AWS.
POPULAÇÃO OCUPADA NO AGRO
A População Ocupada no agronegócio brasileiro somou 28,2 milhões de pessoas no segundo trimestre deste ano, um recorde para o período, segundo o Boletim Mercado de Trabalho no Agronegócio, elaborado pelo Cepea em parceria com a CNA. Este comportamento representou um aumento de 0,5% em relação ao 1º trimestre deste ano (139.010 trabalhadores a mais). No comparativo com o mesmo período de 2024, a População Ocupada registrou um aumento de 0,9% (244.646 trabalhadores), com aumentos observados em todos os segmentos, exceto no primário (da porteira para dentro). (Com informações assessorias)
Mauricio Picazo Galhardo é Jornalista
adicione Dia de Ajudar às suas fontes preferenciais no Google Notícias
.
Fonte: cenariomt